28.4 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Guarus, em Campos, RJ, está há 42 dias sem homicídios e bate...

Guarus, em Campos, RJ, está há 42 dias sem homicídios e bate recorde dos últimos 20 anos

O recorde, até então, era de 40 dias sem registrar assassinatos. De acordo com a polícia, marco é resultado de ações como a megaoperação contra o tráfico de drogas que prendeu 37 pessoas na semana passada. Guarus, em Campos, RJ, está há 42 dias sem homicídios e bate recorde dos últimos 20 anos
Guarus, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está há 42 dias sem registrar homicídios. Uma marca que não acontece há 20 anos. O subdistrito, tradicionalmente conhecido por crimes violentos, fez com que o município ficasse em sexto lugar no mapa da violência no Rio de Janeiro em 2016.
A 146ª Delegacia de Polícia é a responsável por investigar os crimes em Guarus. Num espaço de tempo de quase dois anos, já é terceira vez que o recorde histórico de dias sem homicídios é quebrado. A escalada da violência comum no subdistrito foi sendo quebrada lentamente, conforme apontam os números.
“O recorde histórico, até março, era de apenas 15 dias, na época levamos até 20 dias. Em maio e junho deste ano chegamos a 40 dias do novo recorde”, comemora o delegado titular de 146º DP, Pedro Emílio Braga.
De acordo com a polícia, a ausência de casos começa a passar uma sensação de segurança para a população.
“Em agosto tivemos um momento difícil com a eclosão de um novo conflito em Guarus. A delegacia soube responder à altura através da sua atividade fim, que é a investigação, encarcerando diversos elementos que vinham ocorrendo naquele mês e temos agora o resultado novamente um novo recorde histórico de dias sem homicídios em Guarus” – analisa o delegado.
Os números positivos são resultado de ações como a megaoperação contra o tráfico de drogas que prendeu 37 pessoas na semana passada. Entre os presos estão 34 homens e 3 mulheres. A operação “Vera Cruz” contou com cerca de 200 agentes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além de guardas municipais e agentes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Um trabalho de inteligência que vem dando certo e que deve ser mantido, segundo o delegado. “Temos dentro do nosso planejamento estratégico diversas ações e trabalhos investigativos em andamento, inclusive com operação à deflagrar ainda neste ano e também preparado para 2021.
Um levantamento da Polícia Civil mostra a queda gradativa no número de casos de homicídios em Guarus nos últimos três anos. De acordo com os dados, 49 pessoas foram assassinadas em 2020. De janeiro a 15 de outubro de 2019 aconteceram 84 homicídios. Já no mesmo período em 2018, foram 139 casos. A redução de 2020 em relação ao mesmo período em 2018 é de 65%.
Obras
A 146ª Delegacia de Polícia, em Guarus, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, já foi apontada como uma das piores delegacias do Estado do Rio de Janeiro em relação à estrutura, em vistoria feita pelo do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), em 2019.
Essa realidade mudou com o início da reforma do prédio do departamento, em junho do ano passado. Melhorias essenciais para o manutenção dos números positivos, segundo o delegado.
“A obra está 90% concluída. Hoje estamos apenas finalizando o estacionamento. Acredito que dentro de um mês tudo esteja finalizado”, explicou o delegado.
Vídeos: RJ1 Inter TV

- Advertisement -