24.9 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Carta ao leitor: as promessas de Crivella

Carta ao leitor: as promessas de Crivella

Criada em 2015, a Lupa, agência de notícias especializada em fact-checking, acompanha o noticiário em busca de informações imprecisas e divulga a versão correta dos fatos. Simples na aparência, e indispensável em tempos de fake news, o trabalho de checagem também pode ajudar muito em época de eleições.

Um exemplo: por encomenda de VEJA RIO, a Lupa embrenhou-se pelas promessas de campanha do então candidato Marcelo Crivella, registradas no Tribunal Superior Eleitoral em 2016, e comparou-as com suas realizações como prefeito nos últimos quatro anos. Ao longo de dois meses, foram analisadas sessenta propostas em cinco áreas – saúde, educação, segurança, transporte e demais temas (entre outros, Carnaval, saneamento básico e previdência).

De maneira clara, didática e fundamentada, a agência mostra que apenas uma em cada cinco promessas foi cumprida. Em entrevista à reportagem de capa, que, a partir dos dados checados, faz um balanço de sua gestão, o atual prefeito alega ter herdado de Eduardo Paes uma cidade endividada e sem recursos ó e também reage a polêmicas de seu mandato, como a dos “Guardiões” nas portas dos hospitais.

Nas eleições, que terão seu primeiro turno em 15 de novembro, Crivella e outros candidatos apontados nas
páginas a seguir, como Renata Souza, Clarissa Garotinho, Luiz Lima, Martha Rocha, Eduardo Paes, Bandeira
de Mello e Benedita da Silva, disputam o posto de prefeito do Rio.

+ Exclusivo: Marcelo Crivella cumpriu só 20% das promessas da campanha de 2016

A edição de outubro traz ainda um perfil da “nova” Rua Dias Ferreira, notícias sobre o acervo do fotógrafo Cafi (1950-2019), autor de famosas capas de discos da MPB, e revela detalhes das obras de restauração na Catedral Imperial, em Petrópolis, boa mostra de como nosso patrimônio histórico deveria ser tratado.

+A cada dia, três mulheres sofrem importunação sexual no Rio

Por último, fica o convite para conferir na seção VEJA RIO Recomenda os destaques da programação gastronômica e cultural, que volta a ganhar fôlego em tempos de flexibilização. Tudo devidamente checado, é claro.

+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

- Advertisement -