25.5 C
Rio de Janeiro
Home Economia Bovespa abre a semana em alta

Bovespa abre a semana em alta


Na sexta-feira, Ibovespa fechou em queda de 0,75%, mas acumulou alta de 0,85% na semana. A bolsa de valores brasileira, a B3, abriu em leve alta nesta segunda-feira (19), tendo no radar dados sobre a recuperação da economia chinesa e expectativas sobre um novo pacote de estimulo nos Estados Unidos.
Às 10h17, o Ibovespa subia 0,61%, a 98.913 pontos. Veja mais cotações.
Na sexta-feira, a bolsa fechou em queda de 0,75%, a 98.309 pontos, mas acumulou alta de 0,85% na semana. Na parcial do mês, passou a acumular alta de 3,92%. No ano, tem perda de 14,99%.
s
Cenário externo e local
A China divulgou nesta segunda que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 4,9% no 3º trimestre, em relação ao ano anterior, abaixo do esperado pelo mercado, mas ritmo mais rápido do que o crescimento de 3,2% registrado no segundo trimestre.
Nos EUA, o viés era de alta nos mercados diante de esperanças de que vacina para o coronavírus possa ser produzida até o final do ano e em novas apostas de que um acordo em Washington sobre um pacote fiscal poderá ser alcançado em breve. A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, deu prazo até esta terça para as negociações com a Casa Branca e disse acreditar em um acordo.
Por aqui, o mercado financeiro elevou pela 10ª semana seguida a estimativa de inflação para este ano e passaram a projetar um tombo menor do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.
Segundo o relatório Focus do Banco Central, os analistas dos bancos subiram a estimativa de inflação deste ano de 2,47% para 2,65%. A projeção de retração da economia neste ano passou de 5,03% para 5%. Já a previsão para a taxa de câmbio no fim do ano subiu de R$ 5,30 para R$ 5,35.
Incertezas crescentes sobre como o governo financiaria seu programa de auxílio econômico sem furar o teto de gastos, aprofundadas pelo atraso das reformas em meio à pandemia, seguem também no radar dos investidores.
Eleições EUA: semana promete ser decisiva para Donald Trump e Joe Biden
Variação do Ibovespa em 2020
G1 Economia
VÍDEOS: últimas notícias de Economia

- Advertisement -