27.2 C
Rio de Janeiro
Home Economia Bolsas asiáticas fecham sem direção única com indefinição sobre pacote nos EUA

Bolsas asiáticas fecham sem direção única com indefinição sobre pacote nos EUA

Apesar dos relatos de avanços nas negociações, prazo estabelecido por democratas para chegar a acordo com a Casa Branca já foi ultrapassado. As bolsas asiáticas fecharam novamente sem direção única nesta quarta-feira (21). Os ganhos da véspera em Wall Street ajudaram parcialmente, mas a indefinição persistente sobre um novo pacote de estímulos fiscais nos EUA segue no radar.
Na véspera, a presidente da Câmara dos Deputados americana, a democrata Nancy Pelosi, disse que houve avanço na conversa com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, mas a negociação continuará hoje, ultrapassando o prazo estabelecido por ela, que vencia ontem.
O Nikkei, índice de referência da Bolsa de Tóquio, subiu 0,53%, a 2.370,86 pontos; o Kospi, da Bolsa de Seul, avançou 0,31%, a 23.639,46 pontos; e o Hang Seng, de Hong Kong, teve alta de 0,75%, a 24.754,42 pontos. No entanto, na China continental, o Xangai Composto caiu 0,09%, a 3.325,02 pontos, e o Shenzen Composto recuou 1,10%, a 2.254,23 pontos.
“Os mercados foram animados pela esperança de um acordo de estímulo fiscal entre republicanos e democratas [nos EUA], mesmo com o prazo de terça-feira se esgotando, com todos os lados expressando boa vontade e flexibilidade no cronograma para chegar a um acordo mais cedo ou mais tarde”, disse o Mizuho Bank em seu relatório diário.
Contudo, o analista para Ásia da Oanda, Jeffrey Halley, destaca que o obstáculo real perante a chance de aprovação de um novo pacote fiscal antes das eleições de 3 novembro não está mais na Casa e sim no Senado, onde os republicanos têm maioria e são críticos às propostas democratas.
“Se o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, se recusar a apresentar um projeto de lei, o estímulo estará morto até a pós-eleição nos Estados Unidos. Nada de sua retórica recente ou de outros republicanos do Senado sugere que eles estejam inclinados a apoiar um gigantesco projeto de estímulo, muito pelo contrário, na verdade. Também se tem a impressão de que, de olho nas estatísticas de pesquisas do presidente, na disputa acirrada pelo Senado e, portanto, em seus próprios empregos, os republicanos do Senado estão começando a se distanciar do presidente Trump. Isso reduziria sua capacidade de forçar o Senado a apoiar o projeto”, afirma Halley em nota a clientes.
A 14 dias das eleições presidenciais, Joe Biden lidera pesquisas de opinião nos EUA
Veja as cotações de fechamento das principais bolsas da Ásia:
Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,75%, a 24.754 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,09%, a 3.325 pontos.
O índice CSI300 , que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,01%, a 4.792 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,53%, a 2.370 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,12%, a 12.877 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,12%, a 2.525 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,12%, a 6.191 pontos.
Vídeo: vejas as últimas notícias de economia

- Advertisement -