31.3 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Duchas e circuitos das Paineiras são liberados; Mirante Santa Marta será reaberto...

Duchas e circuitos das Paineiras são liberados; Mirante Santa Marta será reaberto em dias úteis


Parque Nacional da Tijuca voltou neste sábado (24) a permitir pedestres, ciclistas e banhistas na Estrada do Redentor, um circuito de corrida, caminhada e ciclismo na Zona Sul do Rio. Bica na Estrada do Redentor, nas Paineiras
Alexandre Macieira/Riotur
As Paineiras, bloqueadas há um ano por determinação da Defesa Civil Municipal e mantidas fechadas por causa da pandemia, foram liberadas neste sábado (24) pelo Parque Nacional da Tijuca.
Com isso, pedestres, corredores e ciclistas já podem aproveitar os cerca de 4,5 km da Estrada do Redentor, dentro da floresta.
Também foram liberadas as duchas para banho ao longo da estrada — uma delas fica perto de um mirante de onde se tem uma vista da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Mirante reaberto
A nova etapa de reabertura contempla ainda o Mirante Santa Marta.
A visitação ao cartão-postal estará permitida a partir desta segunda-feira (26), somente em dias úteis, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, a visitação estará proibida e o mirante fechado.
Com a reabertura, o público que quiser acessar o mirante usando veículo motorizado deverá fazê-lo a partir do acesso pela Estrada das Paineiras, pois esta é a única via do Parque com a circulação totalmente liberada, inclusive para veículos motorizados.
Para chegar na Estrada das Paineiras, é preciso subir por Santa Teresa ou Cosme Velho, pela Rua Almirante Alexandrino.
RJ, 13/04/2020 Com o fechamento do Parque Nacional da Tijuca, pontos turísticos da cidade como o Mirante Dona Marta, ficam completamente vazios
Marcos Serra Lima/G1
No último dia 8 de outubro, o Parque reabriu mais locais para os visitantes, além dos que já vinham sendo liberados desde julho.
Agora, no início de outubro, foram reabertas todas as cachoeiras – a exceção eram as duchas da Estrada do Redentor, mas que não estarão mais proibidas a partir deste sábado – e alguns mirantes.
Agora, dos principais pontos turísticos fechados pelo Parque, estão o poço e o mirante da Cascatinha Taunay. Ambos são locais muito procurados pelo público e o Parque avalia que, neste momento, para evitar aglomerações, essas duas atrações devem seguir fechadas.
As demais cachoeiras e mirantes estão reabertos.
Veja a lista abaixo somente de alguns dos principais pontos turísticos liberados para visitação:
Vista Chinesa
Mesa do Imperador
Pedra Bonita (apenas de segunda a sexta, exceto feriados)
Pedra da Gávea
Pico da Tijuca
Bico do Pico do Papagaio
Mirante Dona Marta (apenas de segunda a sexta, exceto feriados)
Mirante do Excelsior
Todas as cachoeiras e duchas, menos o poço da Cascatinha Taunay
Todas as trilhas do Parque
Circuito das Grutas
Corcovado
Parque Lage
O Parque funciona das 8h às 17h, todos os dias, inclusive feriados.
Ciclistas na Estrada do Redentor, nas Paineiras, em foto de arquivo
Alexandre Macieira/Riotur
VÍDEOS: Os mais vistos do Rio nos últimos 7 dias

- Advertisement -