31.3 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro G1 mostra a situação das bibliotecas públicas no Sul e Costa Verde...

G1 mostra a situação das bibliotecas públicas no Sul e Costa Verde do Rio durante a pandemia


No Dia Nacional do Livro, veja se a biblioteca de sua cidade está funcionando durante a pandemia de Covid-19. O Dia Nacional do Livro, comemorado nesta quinta-feira (29), será diferente este ano em todo país. Nas cidades do Sul e Costa Verde, algumas bibliotecas se adaptaram para receber os leitores durante a pandemia de Covid-19, mas outras seguem fechadas para evitar aglomerações.
Em Barra Mansa, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Pinheiral, Piraí, Resende e Três Rios, as bibliotecas chegaram a ser fechadas, mas já foram reabertas com restrições aos visitantes (veja abaixo a situação de cada uma).
Em Angra dos Reis, Itatiaia, Miguel Pereira, Paracambi, Paraty, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Sapucaia e Valença, as bibliotecas continuam com as portas fechadas.
Barra do Piraí, Levy Gasparian, Mendes, Vassouras e Volta Redonda não responderam ao contato feito pelo G1 até a publicação desta reportagem e não constam na lista.
Confira a situação das bibliotecas nas cidades da região:
Angra dos Reis
A Biblioteca Pública Municipal Professor Guilherme Briggs ainda não foi reaberta. A administração do espaço está criando um protocolo de segurança que respeite as orientações das autoridades de saúde. A previsão é de que volte a funcionar de forma parcial a partir de novembro, com esquema de revezamento de visitantes. Atualmente, o acervo estimado está entre 25 e 30 mil livros.
Barra Mansa
A Biblioteca Municipal Adelaide Franco está recebendo visitantes apenas para consultas. O limite é de 10 pessoas, além dos funcionários. O local conta com termômetro na recepção e álcool em gel. Visitantes que estejam com temperatura do corpo acima de 37,5°C são considerados casos suspeitos e terão a entrada vetada. Não está permitido o uso do banheiro e é preciso ser respeitado o distanciamento de 1,5m entre as pessoas.
Os livros consultados ficam três dias em um ambiente isolado e arejado antes de voltar às prateleiras.
A biblioteca fica no Palácio Barão de Guapy, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h30.
Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco, em Barra Mansa
Divulgação/Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Itatiaia
A Biblioteca Pública Municipal Dona Mariúcha (Bipuim), que conta com acervo de 23 mil livros, ainda não retomou as atividades.
Biblioteca Municipal conta com um acervo de 23 mil livros
Reprodução/Tv Rio Sul
Miguel Pereira
A cidade conta com três bibliotecas públicas e todas estão fechadas, sem previsão de reabertura. Isso porque as aulas ainda não foram retomadas na cidade e os alunos são o maior público. Duas delas, nos distritos de Conrado e Governador Portela, foram emprestadas para a Secretaria de Saúde durante a pandemia. A do Centro está fechada pois acolheu todos os livros de Governador Portela.
Paracambi
A biblioteca não está aberta para o público durante este período de pandemia. O espaço está sendo utilizado apenas por alguns profissionais da educação para estudos e trabalhos, respeitando os protocolos de segurança. Os demais ambientes destinados à leitura no município ficam dentro de unidades escolares, que também seguem fechadas.
Paraíba do Sul
A Biblioteca Municipal Maria da Conceição Almada Passos está funcionando, mas recebendo apenas duas pessoas por vez. Aberta de segunda à sexta-feira, de 13h às 17h, a biblioteca conta com a disposição de álcool e exige o uso de máscara.
O espaço fica no saguão do Palácio Tiradentes, na sede da Câmara Municipal, no Centro.
Paraty
A biblioteca municipal segue com as portas fechadas e não tem previsão de ser reaberta para o público.
Paty do Alferes
A Biblioteca Municipal Osório Duque Estrada está funcionando com regras de distanciamento social. No espaço, está sendo disponibilizado álcool em gel antes e durante o manuseio dos livros.
A biblioteca fica nas dependências do Centro Cultural Maestro José Figueiroa, na Praça Velha do distrito de Avelar. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h.
Paulo de Frontin
A Biblioteca Pública Municipal Coryntho de Souza está funcionando de segunda à sexta, das 10h às 16h. Além do distanciamento, é exigido dentro do espaço o uso de máscaras e há um totem com álcool em gel na recepção.
A biblioteca fica na Praça Roger Malhardes, no Centro. O acervo reúne mais de 5 mil títulos.
Biblioteca Pública Conryntho de Souza, em Paulo de Frontin
Divulgação/Prefeitura Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin
Pinheiral
A Biblioteca Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa está funcionando apenas para empréstimos de livros. Os demais atendimentos, como auxílio a pesquisas e estudos, continuam suspensos por causa da pandemia.
Para pegar os livros, é necessário realizar um cadastro na biblioteca e levar o comprovante de residência, uma foto 3×4, identidade e CPF. Menores de 18 anos devem ser acompanhados por um responsável que assine um documento. Cada usuário cadastrado pode pegar emprestado até três livros, com prazos que variam de 10 a 15 dias.
O acervo possui um material específico para deficientes visuais. O local funciona na Rua Domingos Mariano, nº 113, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h ao meio-dia.
Biblioteca Municipal de Pinheiral é localizada na Rua Domingos Mariano
Divulgação/Prefeitura Municipal de Pinheiral
Piraí
São quatro bibliotecas públicas em Piraí e todas estão em funcionamento. As unidades ficam nos seguintes endereços:
Rua Doutor Luis Antônio Garcia da Silveira, no Centro
Praça Varjão, nº 3, no bairro Varjão
Avenida Beatriz Figueira, nº 488, no distrito de Santanésia
Praça São João Batista, s/nº, no distrito de Arrozal
Em todas, o atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
As bibliotecas também disponibilizam de forma online, através de uma rede social, publicação de vídeos com poesias, contos de escritores de Piraí, contação de histórias para crianças e sugestões de obras que podem ser lidas pela internet.
Porto Real
Em Porto Real, a Biblioteca Pública Municipal Áurea Lioi Macias se encontra fechada para visitação e retirada de livros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, foi montado um projeto para o incentivo à leitura através do aplicativo de estudo remoto “Para Casa”, voltado para estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Biblioteca Municipal Áurea Lioi Macias recebe visitas escolares orientadas
Divulgação/PMPR
Quatis
A Biblioteca Pública Municipal está fechada, mas será reaberta na próxima terça-feira (3). O funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 9h ao meio-dia. O espaço possui um acervo de 7 mil livros.
Resende
As três bibliotecas mantidas pela Casa de Cultura Macedo Miranda estão funcionando. Elas ficam localizadas nos seguintes endereços:
Avenida Boa Vista, no distrito de Engenheiro Passos
Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, na Praça Francisco Limana Serrinha do Alambari
Praça do Centenário, no Centro Histórico
Os locais estão seguindo regras de higiene, como distanciamento e o uso obrigatório de máscaras de funcionários e visitantes. Nos três espaços, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, de meio-dia às 18h.
A cidade conta com um acervo de 16 mil livros distribuídos entre as três bibliotecas.
Biblioteca foi inaugurada na Praça do Centenário, no Centro Histórico, no dia 6 de junho de 2018
Divulgação/Prefeitura Municipal de Resende
Rio Claro
A biblioteca de Lídice e o espaço literário na Casa da Cultura Manoel Gonçalves de Souza Portugal não estão funcionando devido à pandemia. O serviço de empréstimo também está temporariamente suspenso.
Rio das Flores
A biblioteca municipal fica no Centro Cultural, localizado na Rua Aniceto de Medeiros Corrêa, no Centro da cidade, mas está fechada durante a pandemia.
Biblioteca municipal fica no Centro Cultural de Rio das Flores
Divulgação/Prefeitura Municipal de Rio das Flores
Sapucaia
A biblioteca da cidade não está funcionando durante a pandemia.
Três Rios
A Biblioteca Municipal Castro Alves está funcionando de segunda a sexta, de 8h ao meio-dia, respeitando regras de higiene. Uma delas é um período de isolamento dos livros que são devolvidos.
O espaço fica localizado no Parque Cultural Arquiteto Domingos Espíndola de Aguiar. O acervo é de mais de 5 mil títulos de autores da cidade, além de nomes importantes de dentro e fora do país.
A biblioteca conta com sala infanto-juvenil, sala multimídia com TV, livros em braile e audiobooks com fone de ouvido para pessoas com deficiência.
Os empréstimo de livros são feitos por meio de cadastramento no local, mediante apresentação do documento de identidade (original e xerox)e do comprovante de residência.
A Biblioteca fica na Avenida Tenente Enéas Torno, no Centro.
Valença
A Biblioteca Municipal Leoni Iório, inaugurada em 1874, não está funcionando durante a pandemia.

- Advertisement -