12.7 C
Canoas
Home Rio de Janeiro 'Alcançando as Estrelas': projeto promove visita de pessoas em situação de rua...

'Alcançando as Estrelas': projeto promove visita de pessoas em situação de rua ao Planetário do Rio


Projeto é uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e realizará visitações semanais de pessoas acolhidas em abrigos da Prefeitura do Rio. Quem se interessar por ciência poderá, a partir do fim de setembro, fazer o curso de Planetarista. Pessoas em situação de rua visitaram a Fundação Planetário nesta sexta-feira (27)
Divulgação
Setenta moradores em situação de rua visitaram pela primeira vez, nesta sexta-feira (27), a Fundação Planetário, na Gávea, Zona Sul do Rio.
O projeto “Alcançando as Estrelas” é uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social no qual, semanalmente, diferentes grupos de pessoas que estão em abrigos da Prefeitura percorram os corredores onde ficam estampados o sistema solar e muitos conhecimentos científicos.
Qualquer um deles que se interessar por ciência poderá, a partir do fim de setembro, fazer o curso de Planetarista como Vanessa dos Santos Leitão.
Há 13 anos vivendo em abrigos, Vanessa se interessou e quis saber “como os polos da energia positivo e negativo interferem no crescimento de um buraco negro?”.
“O documento diz que tenho 33 anos, mas não sei, acho que sou mais nova”. Ela explica que chegou a ser adotada, mas depois foi devolvida para o abrigo. Vanessa foi registrada aos 4 anos e diz que as lembranças não são muito nítidas.
Vanessa dos Santos Leitão vive há 13 anos em abrigos da Prefeitura do Rio
Divulgação
Mirando as constelações na apresentação visual do Planetário, ela diz que voltará a estudar agora para completar o ensino médio e ser cientista.
“Nos orgulhamos muito de fazer parte da construção desse projeto que abre as portas da casa da ciência para todas as pessoas da cidade, inclusive as que estão em vulnerabilidade”, declarou o presidente da Fundação Planetário, Gledson Vinícius.
O grupo assistiu à apresentação animada do Planetário e foi também ao Museu do Universo, sempre acompanhada por astrônomos. A observação astronômica pelo telescópio do Planetário está suspensa por causa da pandemia, mas a direção propiciou à Vanessa realizar o sonho de dar uma espiadinha mais de perto nas estrelas.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow