36.1 C
Canoas
HomeRio de JaneiroAlvarás falsos e presos fora de celas: gestão de secretário do RJ...

Alvarás falsos e presos fora de celas: gestão de secretário do RJ preso por negociar com o tráfico teve outros escândalos

Raphael Montenegro foi preso na terça-feira (17) após ter gravadas conversas negociando uma ‘trégua’ com bandidos do Comando Vermelho. As gravações do agora ex-secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro Raphael Montenegro negociando com traficantes da cúpula de uma facção criminosa não são os únicos escândalos envolvendo a gestão da pasta.
Montenegro foi preso na terça-feira (17) após investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal flagrarem conversas dele propondo “trégua” com chefes do Comando Vermelho. O objetivo, supostamente, era obter, em troca, influência em favelas e “vantagens indevidas”.
LEIA TAMBÉM:
Entenda a prisão da cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária do RJ
Conversas de secretário com facção: ‘Se tiverem só 100 fuzis, o lucro é maior’
VÍDEO: traficante Abelha sai da cadeia e aperta a mão de secretário suspeito de soltá-lo
Em fevereiro, sob a gestão de Montenegro, o RJ2 mostrou que três presos deixaram a cadeia com alvará de soltura falso. Um deles era João Filipe Barbieri, condenado a mais de 20 anos de prisão por tráfico internacional de armas. Ele é enteado de Frederick Barbieri, o chamado “senhor das armas”.
Outro integrante da quadrilha de Barbieri, João Victor Rosa, também saiu da cadeia pela porta da frente. As autoridades conseguiram recapturar ambos e eles já voltaram para a prisão.
Um dos maiores traficantes de armas do mundo deixa a cadeia com alvará falso
VÍDEO: Traficante de armas sai da cadeia com alvará falso e acena para câmeras; entenda esquema
Além deles, na época o estado passou a investigar se outros 40 presos também tinham deixado a prisão com alvará falso, pela porta da frente.
Outro caso foi em maio, quando a TV Globo mostrou que presos acusados de serem responsáveis pela invasão do Complexo de favelas do São Carlos, na Região Central, em 2020, deveriam ter sido enviados para presídios de segurança máxima.
Entretanto, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) levou os detentos para o Presídio Vicente Piragibe, onde os presos podem circular livremente e as celas não têm portas.
Na época, a Vara de Execuções Penais disse que não autorizou a transferência, e que a mudança foi irregular.
Aperto de mão
Um vídeo obtido pela TV Globo mostra a saída da cadeia de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como Abelha, apontado como “presidente do Comando Vermelho” nos presídios.
Nas imagens, ele cumprimenta Raphael Montenegro momentos depois de deixar a cadeia.
Secretário preso soltou preso com mandato de prisão em aberto
As imagens são de 27 de julho, quando Abelha saiu do presídio Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu, irregularmente. Ele foi solto mesmo com mandados de prisão pendentes e é considerado um bandido de “altíssima periculosidade”.
A investigação afirma ainda que, três dias antes, houve uma festa de aniversário para Abelha com salgadinhos, refrigerante e bolo de aniversário. O secretário, segundo a investigação, esteve presente.
Operação da PF e MPF prende cúpula da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio
O RJ2 apurou que Raphael Montenegro chegou a ser alvo de mandado de busca e apreensão na semana retrasada, em uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio, para investigar a saída de Abelha da cadeia.
Na segunda-feira (16), o segundo vice-presidente do TJ, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, oficiou o então secretário a explicar por que o traficante saiu da prisão havendo mandado contra ele.

- Advertisement -spot_img

Conecte

79FansLike
7FollowersFollow