22.3 C
Canoas
HomeRio de JaneiroApós queixa de deputada, BioParque retira estátuas de área africana

Após queixa de deputada, BioParque retira estátuas de área africana


Deputada disse, por meio de ofício, que as estátuas remetem a situações vergonhosas do passado, quando crianças e adultos negros eram expostos em apresentações sem dignidade. Estátua negra no BioParque
Reprodução/TV Globo
O BioParque retirou as estátuas de pessoas negras que estavam expostas no espaço savana africana do antigo Jardim Zoológico depois de receber um ofício da deputada federal Taília Petrone (PSOL-RJ).
No documento, a parlamentar afirmava que a representação junto aos animais é ofensiva e constrói analogias com o exótico e a animalização.
A deputada disse ainda que as estátuas remetem a situações vergonhosas do passado, quando crianças e adultos negros eram expostos em apresentações sem dignidade, e que não há representação similar de pessoas brancas no parque.
Estátua negra no BioParque
Reprodução/TV Globo
Em nota, o BioParque do Rio, que atualmente administra a área, afirmou que o espaço savana africana tem elementos que remetem à cultura da região, mas que vai revisar o material temático e já retirou as peças do local.
Nota do BioParque:
“O BioParque do Rio tem um propósito genuíno que contextualiza diversos ecossistemas, com o destaque para pilares da conservação através de projetos de pesquisa e educação que está sendo demonstrado em um novo conceito de zoológico, em um ambiente cultural que reflete na sustentabilidade em sentido amplo.
O ambiente Savana Africana é um dos espaços imersivos que busca trazer a representação daquele continente, com elementos que configuram os aspectos culturais desta região, representando as suas tribos locais.
Diante da ponderação levantada, o Bioparque do Rio retirou as estátuas do ambiente e revisará o material temático na representação do continente Africano. Reiteramos nosso compromisso com a sociedade e com o público que nos visita para que a experiência seja de aprendizado e respeito”.

- Advertisement -spot_img

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow