23.3 C
Canoas
HomeEconomiaCom vacinação e flexibilização do isolamento, brasileiro está gastando mais com viagens...

Com vacinação e flexibilização do isolamento, brasileiro está gastando mais com viagens e casamentos, aponta Itaú

Conclusões fazem parte do 3º relatório de Análise do Comportamento de Consumo do banco. Os brasileiros estão retomando os gastos com hábitos de lazer – e com as comemorações de casamento também.
Segundo levantamento feito pelo Itaú Unibanco a partir de compras feitas com cartões emitidos pelo banco e às vendas transacionadas por sua empresa de meios de pagamento, o consumo em bares, cinemas, parques, combustíveis, pedágios e até multas de trânsito voltaram a crescer no segundo trimestre deste ano.
A retomada dos gastos e a recuperação do comércio acompanham o crescimento da vacinação contra a Covid e a flexibilização das medidas de isolamento social. De acordo com o levantamento, segmentos como viagens e hotelaria também está em aquecimento, “indicando que o brasileiro está retomando a rotina”.
Retomada do turismo
Os dados do Itaú apontam que o turismo, que teve queda de 90% no faturamento no pior momento da pandemia, cresceu 257,3% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020.
Entre as companhias aéreas, a alta foi de 237,1% e no setor hoteleiro, de 255,8%.
“Apesar deste desempenho, é importante ressaltar que o consumo no setor ainda está abaixo dos patamares pré-pandemia”, reforça o banco.
Setor de turismo em Jundiaí tem aumento de 30% após flexibilização na pandemia
Rumo ao altar
A flexibilização também impulsionou o mercado de casamentos – muitos dos quais havia sido adiados pela pandemia no ano passado.
As agências matrimoniais e buffets tiveram crescimento de 97,4% no faturamento, na comparação com o mesmo intervalo de 2020. O dado, no entanto, ainda representa uma queda de 51% em relação a dois anos antes. Com a volta das cerimônias, segmentos como aluguéis de roupa e joalherias foram impactados positivamente e tiveram crescimento de 214,9% e 129,9%, respectivamente.
Outros setores
Veja outros destaques da pesquisa (variação em relação ao mesmo período de 2020):
Atividades de bem-estar (spas, centros estéticos, massagistas e manicure): +90,7%
Bares: +153,5%.
Lazer (clubes, cinema, teatro, boliche, sinuca, parques e escolas de dança): +176,6%
Locomoção e transporte: +98,4%
Serviços de mudança: +67,1%
Atacadistas: +35,4%
Lojas de materiais de construção: +31,6%
Vestuário: +162,1%
Lojas de departamento: +40,2%

- Advertisement -spot_img

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow