11.1 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Governo do Rio recorre contra investigação sobre operações policiais na pandemia

Governo do Rio recorre contra investigação sobre operações policiais na pandemia

Ministro Edson Fachin, do STF, determinou que seja apurado se a ordem de restringir as operações foi descumprida. O governo do Rio de Janeiro recorreu nesta segunda-feira (16) contra a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou investigação sobre operações policiais durante a pandemia.
No ano passado, Fachin decidiu que operações policiais em comunidades do Rio, em razão da pandemia, deveriam ocorrer somente em situações excepcionais.
Agora, o ministro pediu ao Ministério Público uma apuração para saber se a determinação foi descumprida.
O governo do Rio alega que a ordem de Fachin para investigar o eventual descumprimento de excepcionalidade para operações “encontra-se na fronteira da parcialidade”.
Fachin pede que MPF investigue operações policiais no Rio durante pandemia
Uma das operações que o ministro quer saber se atenderam ao critério da “absoluta excepcionalidade” é que deixou 25 mortos na comunidade do Jacarezinho, em maio.
O estado do Rio argumenta ainda que não é o “clamor de parcela da sociedade que vai ajudar a solucionar e punir eventuais responsáveis”, caso fique comprovado que houve excesso na operação realizada na comunidade do Jacarezinho.
Ao STF, a procuradoria afirmou que “após a realização da operação da comunidade do Jacarezinho, perícias vêm sendo realizadas, depoimentos vêm sendo colhidos, documentos vêm sendo reunidos, tudo a permitir aos órgãos de persecução penal avaliar se houve excessos na implementação da referida operação, e se houve descumprimento da determinação judicial antes proferida por esse próprio Supremo”.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow