16.9 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Lista de comorbidades para a vacinação de adolescentes de 12 a 17...

Lista de comorbidades para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos é ampliada em Petrópolis, no RJ

Adolescentes com comorbidades que estejam incluídas no Plano Nacional de Imunização já podem se cadastrar para a vacinação a partir desta quarta (1º). A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, ampliou a lista das comorbidades para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. O cadastro foi aberto nesta terça (31), e a vacinação começa na quarta (1º).
Além dos adolescentes com transtorno do espectro autista, síndrome de down, obesidade mórbida, deficiência permanente ou portadores de sequelas neurológicas, também podem se cadastrar os que são portadores de diabetes, hipertensão, pneumopatias crônicas, síndromes coronarianas, doença renal crônica, entre outras.
A listagem do Plano Nacional de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, pode ser conferida neste link.
Gestantes, puérperas e lactantes (com bebês menores de 2 anos) desta faixa etária de 12 a 17 anos também já podem se cadastrar. Em todos os casos é preciso apresentar laudo no ato da vacinação.
Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, Petrópolis não recebeu lotes de vacina específicos para adolescentes. A pasta afirmou que está destinando a este grupo, conforme orientação do Estado, doses da Pfizer recebidas recentemente.
“A vacinação deste grupo deve ser feita exclusivamente com a vacinas da Pfizer, que é o único imunizante autorizado até o momento no Brasil para esta faixa etária. Todo o planejamento está sendo feito para que a vacinação dos adolescentes, assim como dos demais públicos, siga de forma organizada”, disse o secretário de Saúde Aloisio Barbosa Filho.
Pais e responsáveis dos adolescentes devem ficar atentos, uma vez que no ato do cadastramento é preciso informar o número do CPF da pessoa a ser vacinada.
Segundo a Prefeitura, esta é uma exigência do Ministério da Saúde, para a inclusão da informação no sistema nacional, evitando fraudes ou erros que possam prejudicar a identificação dos vacinados.
Quem não tem o CPF pode emitir o documento gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal, e o número do novo documento sai na hora.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento acontece 24h pelo número (24) 99200-1428.
A vacinação em Petrópolis é realizada das 9h às 16h, em 13 postos espalhados pelos cinco distritos da cidade.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow