23.3 C
Canoas
HomeRio de JaneiroMenos de 20% dos internados nas UTIs de Covid no RJ em...

Menos de 20% dos internados nas UTIs de Covid no RJ em julho tinha tomado 2 doses da vacina

Hospital referência para Covid no Rio teve alta de casos e recorde de internados no mês. Foram 54 pacientes só nesta quarta-feira (25). Menos de 20% dos internados nas UTIs de Covid no RJ em julho tinha tomado as duas doses da vacina. É o que aponta um levantamento do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, da Secretaria Estadual de Saúde, obtido pelo RJ2.
Em julho, 3.115 pacientes com Covid estavam internados em leitos de UTI dos hospitais públicos e particulares, sendo que:
25% não haviam tomado a vacina;
31% tinham tomado apenas a primeira dose;
19% receberam as duas doses.
Sobre os 25% restantes não há informações no sistema.
Em junho, o número de internados nas UTIs de Covid era um pouco maior: 3.320 pessoas ocupavam os leitos, sendo que:
28,5% delas não tinham se vacinado;
20,5% haviam tomado a primeira dose;
10% estavam com a imunização completa.
Não há informações sobre a situação de 41% dos pacientes.
“Essa variante delta, ela é muito transmissível – então ela acaba fazendo muita gente se contaminar – e porque a gente queima largada, como o pessoal costuma dizer. Então, o Brasil, cada vez que a situação está dando uma melhoradinha, a gente reabre tudo muito abruptamente, para de tomar cuidado. E aí, infelizmente, a situação piora um pouco”, diz o epidemiologista Pedro Hallal.
Durante a madrugada, chegaram ao estado 561.740 doses de CoronaVac e Pfizer.
Fila de ambulâncias no Ronaldo Gazolla
Hospital Ronaldo Gazolla, no Rio, registra fila de ambulâncias na porta por causa da Covid
O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para o tratamento da Covid no Rio, tem alta de casos e recorde de internados no mês. Só nesta quarta-feira (25) 54 pacientes deram entrada na unidade.
O grande volume de pessoas recorrendo à unidade chegou a gerar um engarrafamento de ambulâncias na porta do hospital em dado momento do dia, como mostra o vídeo acima.
“Temos 846 internados atualmente no município. Só no Gazolla temos 398 internados nesse momento e ainda aguardamos a chegada de mais pacientes hoje”, informou a Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (26).
“Todos os hospitais, tanto da rede pública quanto da rede privada, tiveram que reabrir leitos que já tinham sido fechados para pacientes com Covid-19. Significa que a transmissão está aumento e os casos graves estão começando a voltar a crescer”, explica o infectologista Alberto Chebabo.
Plano de reabertura do Rio adiado
A Prefeitura do Rio decidiu adiar o plano gradual de flexibilização das medidas restritivas contra a Covid. A primeira etapa começaria daqui a uma semana (2), mas, por causa da variante delta, a reabertura não tem data para entrar em vigor.
“Diante do recente aumento do número de casos da doença devido à circulação da variante delta, do retorno de todo o mapa de risco para alerta moderado e da recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19, o plano de reabertura foi adiado”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em nota.
“Desde o primeiro anúncio sobre o plano de reabertura, foi frisado que essas medidas estavam condicionadas a um cenário epidemiológico favorável. Em não confirmando essas condições, o planejamento poderia ser revisto”, explicou a pasta.

- Advertisement -spot_img

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow