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Mensagens denunciadas no WhatsApp são revisadas por mais de 1.000 moderadores, diz site


Funcionários podem analisar suspeitas de violação das regras do aplicativo. Devido a criptografia de ponta a ponta, conteúdo precisa ser compartilhado por uma das pessoas da conversa. WhatsApp
REUTERS/Thomas White
O WhatsApp conta com mais de 1.000 funcionários terceirizados para analisar denúncias enviadas por usuários, segundo reportagem publicada na última terça-feira (7) pelo site “ProPublica”.
A apuração apontou que o Facebook, proprietário do aplicativo de mensagens, tem equipes em Austin (Estados Unidos), Dublin (Irlanda) e Singapura para revisar mensagens de texto, imagens e vídeos que podem violar suas regras.
Segundo fontes ouvidas pela ProPublica, cada funcionário analisa cerca de 600 denúncias por dia, o que dá menos de um minuto, em média, para cada uma delas ser verificada.
As análises envolvem denúncias por motivos como fraude, spam, pornografia infantil e conspiração terrorista no WhatsApp.
Devido à criptografia de ponta a ponta do aplicativo, os moderadores só podem analisar mensagens compartilhadas pelos usuários por meio da opção “denunciar”, disponível nas conversas.
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A reportagem apontou que os moderadores do WhatsApp analisam casos “reativos”, iniciados pelos usuários, e “proativos”, reunidos pela inteligência artificial do aplicativo.
Nos casos “reativos”, após usuários denunciarem um contato, os moderadores acessam a mensagem que supostamente violou as regras e as quatro mensagens anteriores, incluindo imagens e vídeos.
Já em casos “proativos”, o serviço busca por padrões suspeitos, como o envio de muitas mensagens em uma nova conta. A ferramenta verifica outros dados que não são criptografados, como nomes e fotos de grupos, números de telefone, fotos de perfil, histórico de violações da conta, entre outros. Neste caso, o serviço não acessa o conteúdo das mensagens.
Ao revisarem uma denúncia, os moderadores escolhem entre três opções: não fazer nada, manter usuário sob análise ou banir a conta.
Ainda de acordo com a ProPublica, o WhatsApp afirmou que os funcionários não são moderadores de conteúdo porque não interferem no teor da conversa. Para a plataforma, o modelo é diferente em relação ao que é adotado no Instagram e no Facebook, onde a moderação pode tirar publicações do ar.
Procurado pelo G1, o WhatsApp afirmou que fornece uma forma de usuários denunciarem spam ou abuso na plataforma, o que inclui o compartilhamento de algumas mensagens de uma conversa.
“Essa funcionalidade é importante para prevenir os piores abusos na internet. O WhatsApp discorda fortemente da ideia de que aceitar denúncias que os usuários escolhem enviar para o aplicativo é incompatível com criptografia de ponta a ponta”, afirmou, em nota, o serviço.
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