21.6 C
Rio de Janeiro
Home Notícias Os tipos e sabores dos Vinhos

Os tipos e sabores dos Vinhos

Você sabe quais são os tipos e os sabores dos vinhos? Muitas pessoas que acabaram de adentrar no universo enófilo costumam se confundir em relação às características das bebidas. Pensando em sanar essas dúvidas de uma vez por todas, Marco Antonio Carbonari explica, neste post, quais são os tipos e sabores dos vinhos. Veja:

  • A CLASSE DO VINHO

Segundo Marco Antonio Carbonari, a classe do vinho é oque define o estilo da bebida e sua graduação alcoólica. Você pode notar essas características da seguinte forma, unindo-as com as informações no rótulo:

Vinhos licorosos: a graduação tende a ser elevada, isso entre 15 a 18°.

Vinhos de mesa: a graduação alcoólica em vinhos de mesa varia de 10 a 13°. Podendo ser fino, nobre, especial, comum, frisante e gaseificados.

Champagne: espumante com a graduação alcoólica de 14 a 18°.

Vinhos compostos: são produzidos, segundo Carbonari, com a adição de produtos de origem animal, vegetal, óleos e outros ingredientes, possuindo graduação alcoólica de 15 a 18º.

Vinhos leves: Graduação alcoólica de 7 a 9.9º.

  • COLORAÇÃO

A cor tem, na maioria das vezes, relação com a uva utilizada para a produção e fermentação da bebida. Marco Antonio Carbonari cita as três colorações para consumo:

Rosé: a cor rosa suave se dá ao fato de a bebida ser elaborada a partir de uvas escuras que liberam pouca tinta na fermentação.

Branco: Bebida elaborada na fermentação de uvas brancas ou escuras, porém, sem presença das cascas.

Tinto: O vinho tinto é extremamente avermelhado ou roxo e se destaca por ser o vinho mais comercializado no mundo.

  • TEOR DE AÇÚCAR

O teor do açúcar é o que define a acidez, amargor e aroma, influenciando também, conta Marco Antonio Carbonari, na percepção dos consumidores.

Suave: presença de 20g de açúcar a cada litro.

Seco: até 5g de açúcar a cada litro.

Demi-sec: varia entre 5 a 20g de açúcar a cada litro.

Ficou mais fácil identificar os vinhos, não é?! Se você tem interesse em aprender mais e ainda vivenciar uma experiência gustativa incrível, agende uma visita à vinícola Villa Santa Maria (localizada no Vale do Baú,  SP) e descubra as maravilhas do universo enófilo com Marco Antonio Carbonari.

Entre em contato pelo WhatsApp: (12) 9 9747-6298.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here