16.2 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Os benefícios do beach tênis, esporte que mais cresce nas praias do...

Os benefícios do beach tênis, esporte que mais cresce nas praias do Rio

Em junho, a Federação Internacional de Tênis anunciou o Rio como sede da Copa do Mundo de Beach Tênis, que será realizada entre 4 e 10 de outubro. “As praias da cidade são um terreno familiar para os principais jogadores do esporte no mundo e estamos muito felizes que o evento anual mais importante seja realizado no Brasil em 2021”, comemorou o presidente da instituição, David Haggerty.

+ Ioga na praia: novo espaço oferece aulas na orla de Ipanema

Inventada pelos italianos em meados de 1987 na província de Ravenna, a modalidade chegou às terras fluminenses – mais especificamente às nossas areias – no início do século e vem conquistando cada vez mais adeptos. Não à toa, a escolha do local para sediar o campeonato.

Segundo dados da Confederação Brasileira de Tênis, a quantidade de praticantes triplicou nos últimos cinco anos: hoje são contabilizados 2 000 filiados atraídos pela versão praiana. É daqui também a campeã sul-americana Joana Cortez, ex-número 1 do mundo.

+ Como evitar as dores nas costas em tempos de home office? 

O esporte é uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, com regras e práticas que vêm se modificando ao longo dos anos. Disputada predominantemente em duplas mistas, a brincadeira consiste em manter a bolinha acima do chão e da rede de 1,70m com o uso de raquetes.

“O sucesso do beach tênis se deve pela facilidade com que se aprende a jogar, principalmente quem tem idade mais avançada ou qualquer dificuldade em se movimentar. É uma modalidade muito democrática”, explica Flavia Muniz, atleta profissional da seleção brasileira e dona de uma escola que leva seu nome na Praia de Ipanema.

+ O programa de bem-estar Prudential Vitality chegou ao Rio

Escalada para disputar os Jogos Pan-Americanos no início de agosto, em Florianópolis, ela conta ter visto o número de alunos triplicar no último ano – a mais velha deles tem 82 anos de idade.

Flávia Muniz: escola ensina a modalidade na Praia de IpanemaFlávia Muniz/Divulgação

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Por ser praticada na areia, é uma opção que melhora o tônus muscular e o condicionamento físico, além de ajudar no funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório. Também é uma boa escolha para quem quer perder uns quilinhos, pois promove rápida perda de calorias. Com tantos benefícios, fica fácil entender por que o Brasil se tornou a segunda maior força do mundo no esporte, atrás apenas do berço italiano.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow