16.9 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Paes sanciona lei que estabelece tombamento do Mercado Popular da Rocinha

Paes sanciona lei que estabelece tombamento do Mercado Popular da Rocinha


Área ocupada por cerca de 200 boxes passa a ser considerada Patrimônio Imaterial da cidade. Paes sanciona lei que estabelece tombamento do Mercado Popular da Rocinha
Beth Santos/Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, sancionou neste sábado (4) a lei que estabelece o tombamento do Mercado Popular da Rocinha.
A iniciativa, uma reivindicação antiga de quem atua no local, garante que a área seja reconhecida por seu relevante interesse social e cultural, passando a ser considerada Patrimônio Imaterial da cidade, além de dar mais segurança econômica aos trabalhadores que ocupam cerca de 200 boxes instalados há décadas na entrada da comunidade.
A assinatura ocorreu na quadra da Acadêmicos da Rocinha e contou com a presença de dezenas de trabalhadores.
O prefeito sugeriu uma reestruturação do local, com a possibilidade de concessão de alvará para os donos dos boxes.
“Esse modelo desenvolvido aqui, na Rocinha, é ideal, especialmente neste momento de crise, em que é preciso ter a cidade organizada, mas tem o trabalhador passando dificuldade, precisando levar o sustento para casa”, disse o prefeito.
Os donos dos boxes comemoraram o tombamento.
“É muito importante o tombamento do mercado. Isso significa estabilidade e garante ao trabalhador gerar sua renda com dignidade para sustentar a família. E o mercado tem ainda suas tradições, uma origem nordestina, que deve ser preservada”, falou Mozart Gonçalves, um dos coordenadores do Mercado Popular da Rocinha.
Também participaram da cerimônia o novo secretário de Habitação, Claudio Caiado, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow