28.8 C
Canoas
HomeRio de JaneiroPeríodo de defeso da Lagoa de Araruama, RJ, começa neste fim de...

Período de defeso da Lagoa de Araruama, RJ, começa neste fim de semana


Em São Pedro da Aldeia, secretaria de Pesca está auxiliando pescadores artesanais regularizados a solicitarem o seguro-desemprego. Pesca estará proibida na Lagoa de Araruama a partir de 1º de agosto por causa do defeso
Gustavo Garcia/G1
O período de defeso da Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos do Rio, começa neste fim de semana. A partir do domingo (1º) até o fim de outubro, a atividade da pesca de qualquer modalidade ficará proibida, com o objetivo de combater a pesca predatória e preservar as espécies.
De acordo com a secretaria adjunta de Pesca de São Pedro da Aldeia, os pescadores artesanais do município que são regularizados, já podem dar entrada no seguro-desemprego.
O processo de requisição do seguro é feito anualmente e é uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Podem solicitar o benefício, profissionais que têm a pesca na lagoa como principal atividade e que estão com o Registro Geral de Pesca (RGP) regularizado, observando o período de carência de um ano exigido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); ou que apresentem o protocolo de entrada no primeiro registro de pescador.
A solicitação do seguro-defeso pode ser feita presencialmente na Secretaria da Pesca de São Pedro da Aldeia
Divulgação|Prefeitura
Em São Pedro da Aldeia, os trabalhadores devem comparecer à sede da Secretaria de Pesca, localizada na Ponta da Areia, na Rua José Costa, nº 1031. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e de 13h30 às 16h.
Para realizar a solicitação é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de recolhimento da contribuição previdenciária, as Guias da Previdência Social (GPS); registro de pescador profissional na categoria artesanal, emitido há pelo menos um ano ou protocolo de entrada no primeiro registro de pescador; número de identificação do trabalhador e comprovante de residência atualizado.
Depois de aprovado, o crédito do benefício é feito automaticamente pelo Governo Federal e disponibilizado na Caixa Econômica Federal.
Quem for flagrado infringindo a proibição do defeso poderá ser penalizado com multa, além de ter o equipamento e o pescado apreendidos.

- Advertisement -spot_img

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow