16.9 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Primeiro sábado da Operação Verão no Rio tem policiamento reforçado e menos...

Primeiro sábado da Operação Verão no Rio tem policiamento reforçado e menos banhistas nas praias

A Prefeitura do Rio antecipou o início da operação e aumentou a fiscalização na orla da cidade após aglomerações e confusões nas praias no último domingo (22). Reforço na segurança é antecipado nas praias para evitar tumultos na volta pra casa
A orla do Rio de Janeiro foi ocupada por um grande número de policiais e agentes de segurança neste sábado (28), data que marcou o início da Operação Verão.
O reforço no patrulhamento foi antecipado por conta dos acontecimentos registrados no último domingo (22) na saída da praia. Focos de aglomeração, confusões e cenas de vandalismo foram observados principalmente em Copacabana, Zona Sul do Rio.
Contudo, no primeiro dia da operação, poucos banhistas estiveram nas areias cariocas, muito por conta da queda de temperatura e do dia nublado.
Ao todo, 170 guardas municipais, 500 policiais militares ocuparam a orla da capital fluminense. O aparato de segurança contou ainda com 80 câmeras de monitoramento, um helicóptero e um drone da PM.
A operação distribuiu o patrulhamento do Leme, na Zona Sul, ao Pontal na Zona Oeste.
Segundo a Secretaria de Ordem Pública do Rio, outras praias, como Flamengo, Botafogo e Urca, também estarão com o policiamento reforçado nos próximos finais de semana, assim como as orlas de Niterói e das cidades litorâneas do interior do estado.
“Nós percebemos o aumento do fluxo de pessoas nas praias no final de semana passado. Baseado nisso, nós fortalecemos o patrulhamento com mais efetivo da Guarda Municipal na orla, nas imediações da praia e intensificamos também interlocução da Polícia Militar, já com novo comando daquela corporação, justamente para que essas forças integradas possam trazer segurança e tranquilidade para as pessoas que vem às praias, para os moradores dessa região, para os turistas, para que as pessoas possam ter tranquilidade e segurança por aqui”, disse o secretário Brenno Carnevale.
VÍDEO: pessoas andam nos tetos de ônibus e entram pelas janelas, em Copacabana
O representante do poder público municipal explicou ainda que o número do efetivo policial pode até variar, mas a ideia é manter a operação em todos os dias da semana.
Para turistas e cariocas, a Operação Verão foi aprovada neste sábado. Mesmo em um dia de pouco movimento, a sensação de segurança agradou a todos.
“Essa semana, quando retornei, principalmente hoje, lotado de policiamento. Muito carro, muita moto. Estranhei. Alguma coisa acontecendo”, se assustou a engenheira Juliana Franco.
“O cartão postal do Rio é a alegria do nosso povo, infelizmente a violência tira a alegria do nosso povo. Com a praia bem policiada, guardada, polícia presente, aumenta a sensação de segurança”, completou o motorista Antônio.
Números da operação
A Secretaria Municipal da Ordem Pública informou que nos três primeiros dias da Operação Verão, três pessoas foram presas em 43 abordagens realizadas.
Os agentes ainda aplicaram multas sanitárias e por infrações de trânsito. Eles também apreenderam produtos comercializados sem autorização por ambulantes nas zonas Sul e Oeste da cidade.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow