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Procon autua agências dos Correios em Cabo Frio, RJ, após série de denúncias sobre problemas na prestação do serviço


Manipulação do sistema, longas filas e atraso na entrega de mercadorias estão entre as reclamações recebidas pelo órgão. Procon autua agência dos Correios em Cabo Frio, no RJ
O Procon de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, autuou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos após receber uma série de denúncias. A ação aconteceu na segunda-feira (6), véspera do feriado da Independência.
Entre as denúncias, segundo o órgão, estão o atraso na entrega de mercadorias, manipulação de sistema com relatos de tentativa de entrega que nunca aconteceram, além de longas filas nas agências espalhadas pela cidade.
Parte das denúncias protocoladas pela secretaria adjunta de Defesa do Consumidor falam em até quatro horas de espera por atendimento nas unidades.
Procon autua agências dos Correios em Cabo Frio, no RJ
Divulgação
No final do mês de agosto, fiscais do Procon também estiveram em algumas agências dos Correios instaladas em Cabo Frio para apurar as denúncias. Na ocasião, diversos consumidores aproveitaram a presença da equipe para reforçar as reclamações sobre a qualidade do serviço prestado, segundo o órgão.
Os agentes fiscalizaram a agência do Largo Santo Antônio, no Centro; a agência da Rua M, em Tamoios; e o Centro de Distribuição Domiciliária dos Correios (CDD), na Rua Marquês de Olinda, em São Cristóvão.
“O relatório foi encaminhado para o Ministério Público Federal. Despachamos para que seja aberto um processo administrativo para notificação e multa à empresa por reincidência, porque mesmo multado em R$ 300 mil em 2019, as práticas continuam sendo as mesmas”, afirmou a secretária adjunta de Defesa do Consumidor, Cláudia Tavares.
Outro fato grave no Registro de Ato Fiscalizatório, segundo Cláudia, foi a quantidade de idosos, gestantes e deficientes lesados pela má prestação dos serviços. Durante a fiscalização foi constatado que muitos deles precisam se dirigir às filas únicas, junto com outros clientes, em total desrespeito às normas regulamentares, ocasionando grandes aglomerações no período da pandemia da Covid-19.
Também foi constatado um problema na entrega aos moradores do bairro de Maria Joaquina, em Tamoios. Antes, um representante da Associação de Moradores recolhia as encomendas e auxiliava na distribuição. Mas desde que o Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios proibiu essa ajuda, os moradores são obrigados a se deslocar por mais de 30 km para recolher as correspondências.
Em nota, os Correios informaram que estão trabalhando com equipe reduzida por causa da pandemia. Disse ainda que não foram notificados e que lamentam eventuais transtornos, mas que a rotina de entrega permanece sendo executada e todas as unidades em Cabo Frio seguem abertas ao público.
O Procon ressaltou que os cabo-frienses podem acionar os serviços nas unidades do órgão localizadas nos dois distritos da cidade. Em virtude da pandemia, os atendimentos podem ser realizados via telefone e e-mail, e de forma presencial apenas mediante agendamento, para evitar aglomerações.
Para atendimentos no distrito sede, o contato deve ser realizado através do telefone (22) 2645-4799 e no e-mail [email protected] Já para atendimento no Procon de Tamoios deve ser agendado pelo número (22) 2643-5817 ou pelo e-mail [email protected]

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