16.9 C
Canoas
Home Economia Reajustes salariais no ano ficam abaixo da inflação em mais da metade...

Reajustes salariais no ano ficam abaixo da inflação em mais da metade das negociações coletivas


Segundo Salariômetro, apenas 22,9% dos acordos e convenções coletivas realizadas no país entre janeiro e julho resultaram em ganhos reais. Os salários dos trabalhadores brasileiros estão encolhendo em 2021. Segundo o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 50,5% dos acordos e convenções coletivas realizadas no país entre janeiro e julho resultaram em reajustes abaixo do o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado até a data-base.
O levantamento mostra que apenas 22,9% das negociais ocorridas até julho resultaram em ganhos reais e que 26,6% dos reajustes empataram com o INPC.
IPCA-15: prévia da inflação acelera a 0,89% em agosto, a mais alta para o mês desde 2002
Inflação está ‘dentro do jogo’, como disse Guedes? Entenda por que a escalada de preços preocupa
De acordo com o Salariômetro, julho foi o pior mês para os trabalhadores nos últimos 12 meses. O reajuste mediano ficou 1,6 pontos percentuais abaixo do INPC.
Reajuste salarial real
Economia G1
Em julho, 59,3% das negociações resultaram em reajustes abaixo da inflação, 27,5% em ganhos reais e 13,2% em índices iguais ao INPC.
Segundo o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou alta de 9,22% no acumulado em 12 meses até junho e de 9,85% no acumulado em 12 meses até julho.
E a perspectiva continua desfavorável para os trabalhadores assalariados. “A inflação projetada para os próximos meses não dará folga para ganhos reais”, destacou o boletim.
Mercado financeiro eleva estimativa da inflação em 2021 e vê alta menor do PIB

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow