21.1 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Boiserie: a arte de sofisticar a parede

Boiserie: a arte de sofisticar a parede

Gosto muito do que é atemporal. Tanto na moda quanto na decoração. E isso, com certeza, será papo para um próximo texto.

No dicionário, a definição de atemporal é: “… usado para expressar realidades que não dependem da passagem do tempo”.

Nos tempos de hoje temos que ter cuidado com o que “está na moda”. Sempre recomendo aos meus clientes elementos na decoração que viajam no tempo e não cansam os olhos. Peças atemporais.  Como no caso do boiserie.

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar em boiserie, mas com certeza já viu alguma vez.

De origem francesa, nos tempos do absolutismo francês com Luis XVI e Luis XVII, esse recurso surgiu no movimento artístico chamado Rococó, que aconteceu entre os séculos 17 e 18. A ornamentação excessiva é ainda presente no Rococó, entretanto os elementos utilizados são mais sutis e desligados da questão religiosa como no caso do Barroco, antecessor ao Rococó.

O boiserie representa com muito gosto esse estilo, pois sofistica e enriquece uma simples parede com muita elegância e imponência trazendo a beleza do movimento.

E o que seria esse tal de boiserie? Nada mais é do que uma moldura para a parede. Uma parede antes lisa, por exemplo, torna-se sofisticada com a adição de molduras.  É como vestir uma parede com um vestido tradicional de gala. Essa seria a ideia.

Sinônimo de elegância e muito comum nas casas da aristocracia francesa para funcionar como isolante térmico, esse elemento de madeira atravessou séculos e hoje, no ano de 2021, é ainda usado para dar um aspecto elegante e aconchegante na casa dos mais modernos ou para aqueles que adoram um décor clássico, ou seja, serve para todos os gostos e estilos. Amém!

O boiserie é um método que pode ser utilizado tanto em projetos clássicos como contemporâneos. Como já disse algumas vezes, gosto muito quando um cliente tem personalidade e combina elementos clássicos e modernos. Essa para mim seria a receita para uma decoração equilibrada, harmoniosa e com ar de sofisticação. Nem muito moderna e nem muito clássica.

Continua após a publicidade

Sob o olhar da tecnologia moderna esse recurso ganhou novos materiais, tornando-o acessível para todos. Antes executado apenas em madeira de lei, hoje no mercado você pode encontrar boiserie em cimento, gesso e isopor. Isso mesmo! O bolso agradece! Mas atenção: se você escolher um material que não seja madeira, para que ele se torne resistente, é importante o uso da tinta acrílica na pintura.

Escolhendo o material do seu boiserie, o próximo passo seria fazer um projeto com uma paginação para sua parede. Importante que tenha uma distância entre um boiserie e outro, criando simetria e harmonia para o cômodo.

Não é necessário ter uma parede muito grande para aplicar a técnica. Tem um pé direito baixo? Isso também não seria um problema. Se a parede tiver tamanho reduzido, basta adaptar o tamanho das molduras do seu boiserie. Simples assim!

Quer colocar quadros na sua parede onde já tem o boiserie?  Isso não seria problema também! Coloque o quadro ou a composição dentro do boiserie de forma harmoniosa e bem distribuída.

Boiserie no quarto fica coolPinterest/Reprodução

Tons vibrantes e neutros são bem-vindos. Vale ousar com cores vibrantes. Gosto dessas pegadas ousadas na decoração. O boiserie costuma ser pintado da mesma cor da parede, ou um tom mais claro ou escuro. Para não poluir muito a parede, prefira o mesmo tom. Fica mais elegante. Pode confiar!

Boiserie para os moderninhosPinterest/Reprodução

E o bacana do boiserie é que você pode criar o estilo dele. Ou seja, seu boiserie pode ter uma pegada clássica ou moderna. Para quem tem estilo mais moderno, invista no boiserie de linhas simples e retas e, para os mais clássicos, arabescos e bordas arredondadas.

Boiserie com arebescos para aqueles que adoram uma decoração clássicaPinterest/Reprodução

 

Boiserie e a beleza do movimentoPinterest/Reprodução

E sim, seu boiserie entra bem em todos os cômodos da sua casa. Nada mal!

Gostaria de conhecer um pouco do meu trabalho? Acesse o meu Instagram: @marciaemanumullerarq

 

Continua após a publicidade