26 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Com aumento, conta de luz do Rio passa a ser a terceira...

Com aumento, conta de luz do Rio passa a ser a terceira mais cara do país

A partir desta segunda (15), as contas de luz do Rio ficarão mais caras, tendo liderança entre as mais altas do país. Para se ter uma ideia, os clientes residenciais da Light terão um reajuste de 4,67%, enquanto aqueles que são da Enel Distribuição Rio, responsável por atender Niterói, Região dos Lagos e o Norte Fluminense, terão um aumento de 4,65%.

+Rio fecha 125 estabelecimentos por não cumprirem novas medidas restritivas

Os reajustes em questão foram aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última semana. Diante do aumento, a tarifa da Enel se tornará a mais cara do Brasil, segundo a Aneel. A da Light será a terceira mais cara, atrás da que fornece energia elétrica ao Pará.

No caso dos consumidores industriais (os chamados de alta tensão) da Light, o aumento médio será de 11,83%, enquanto na Enel Rio será de 10,38% nas tarifas.

+Covid-19: Paes afirma que não há previsão de retomada da vacinação

Para definir o reajuste, levam-se em conta fatores como dólar, custos de aumento da geração de energia por meio de usinas térmicas (em função da falta de chuvas), entre outros. Desta vez, o principal foi um aumento nos valores repassados aos geradores de energia, como usina hidrelétricas e termelétricas. Por conta da falta de chuva e do baixo nível dos reservatórios as tarifas subiram mais, uma vez que foi necessário acionar mais termelétricas, por sua vez mais caras que as hidrelétricas, para dar conta da demanda.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

 

Continua após a publicidade