19 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Conheça o novo medicamento aprovado no combate à obesidade

Conheça o novo medicamento aprovado no combate à obesidade

A semaglutida foi aprovada pelo  Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos (EUA) para o tratamento da obesidade ou sobrepeso. A dose da semaglutida aprovada para o controle do peso corporal foi de 2,4 mg, aplicação subcutânea semanal. A medicação será comercializada nos EUA pelo nome: Wegovy.

No Brasil, a semaglutida está aprovada pela Anvisa para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 e é comercializada como nome de Ozempic.

A semaglutida é primeiro medicamento aprovado para controle de peso em adultos com obesidade geral ou sobrepeso desde 2014 nos EUA. O medicamento é indicado para controle de peso crônico em pacientes com índice de massa corporal (IMC) de 27 kg / m2 ou maiores que têm pelo menos uma doença relacionada ao peso ou em pacientes com IMC de 30 kg / m2 ou superior.

A perda de 5% a 10% do peso corporal por meio de dieta e exercícios tem sido associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares em adultos com obesidade ou sobrepeso.

A decisão favorável do FDA a é baseada nos resultados dos estudos clínicos (STEP 1, 2, 3 e 4), estudos de fase 3 – três deles randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo – que avaliaram a segurança e eficácia do medicamento em cerca de 5 mil adultos com sobrepeso ou obesidade e tiveram a duração de até 68 semanas.

Nos estudos STEP 1, 2 e 4 os pacientes que usaram a semaglutida alcançaram uma perda de peso de 15% a 18% ao longo de 68 semanas.

Os efeitos colaterais mais comuns de relatados foram vômitos, náuseas, constipação, diarreia, dor abdominal, cefaleia, fadiga, dispepsia, abdominal e eructação.

A obesidade é um epidemia mundial em expansão em países desenvolvidos e em desenvolvimento, portanto todas as “armas” que ajudem no combate à obesidade são bem vindas. Esperamos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) siga pelo mesmo caminho do FDA na aprovação da semaglutida para o tratamento da obesidade.