22.7 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Covid-19: insumo para Fiocruz produzir vacina chega ao Rio no sábado (6)

Covid-19: insumo para Fiocruz produzir vacina chega ao Rio no sábado (6)

O primeiro lote de matéria-prima para a produção de vacina contra o novo coronavírus da Fiocruz/Oxford/Astrazeneca está previsto para chegar ao Rio neste sábado (6), às 17h50, segundo informações do Ministério da Saúde.

Essa primeira leva do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), fabricado na China, deveria ter sido despachado e entregue ainda em janeiro, mas houve atrasos na liberação do produto pelos chineses. Especialistas no ramo alegam ter a ver com uma possível “crise diplomática” entre Brasil e China, o que o governo nega, claro. Segundo o Ministério da Saúde, o insumo partiu de Xangai às 20h35 de quinta (4).

+Município do Rio tem mais mortes de Covid-19 que o resto do país

Até terça (2), a previsão divulgada pela Fiocruz era de que essa primeira remessa fosse o suficiente para a fabricar aqui 7,5 milhões de doses. Nesta quinta (4), no entanto, a fundação informou uma estimativa abaixo do montante: de 2,81 milhões de doses.

+Dessa água não beberei: relatório da Cedae aponta geosmina acima do nível

Segundo a Fiocruz, até o fim de fevereiro está prevista a chegada de insumo para a produção de 15 milhões de doses. Até julho, no entanto, o cronograma prevê 100 milhões de doses de vacina produzidas em solo brasileiro.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade