22.1 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Favela da Rocinha terá mapa em 3D para o desenvolvimento de melhorias

Favela da Rocinha terá mapa em 3D para o desenvolvimento de melhorias

Conhecida como a maior favela do país, com mais de 100 000 habitantes, a Rocinha terá um mapa em 3D planejado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

+ Ações locais mostram como é possível fazer um Rio mais verde e sustentável

Os primeiros resultados do mapeamento foram divulgados no fim de abril, alcançados através de um escaneamento a laser. A tecnologia permite o registro das dimensões, formatos e distâncias das ruas e construções no local, incluindo becos e vielas que geralmente não ganham visualização em outros sistemas. São registrados 300 000 pontos por segundo através do dispositivo.

+ Jardim Botânico do Rio reabre visitação ao meliponário

O objetivo do projeto, nomeado como Favelas 4D, é auxiliar a implementação de melhorias na comunidade, como a ampliação de serviços luz, água, saneamento e coleta de lixo, criação e planejamento de espaços públicos e construções, assim a prevenção de deslizamentos de terra. 

Realizado com a participação do atual secretário municipal de Planejamento Urbano do Rio, Washington Fajardo, o projeto tem um custo estimado de US$ 60 000, quase R$ 320 000,00, na atual cotação.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A visualização do mapa digital pode ser acessada pelo link.

Continua após a publicidade