23.7 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Homenagem: Terminal Alvorada é batizado com nome do arquiteto Jaime Lerner

Homenagem: Terminal Alvorada é batizado com nome do arquiteto Jaime Lerner

Foi publicado nesta sexta (28), no Diário Oficial do Município do Rio, um decreto que nomeia o Terminal Rodoviário Alvorada, situado no encontro das Avenidas das Américas e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, em homenagem a Jaime Lerner. O arquiteto e urbanista morreu na quinta (27), aos 83 anos.

+ Nelson Sargento planejava volta aos palcos, disco e exposição de pinturas

O ato reconhece a importância de Lerner, conhecido e premiado internacionalmente por seus projetos inovadores de melhorias nas cidades. Em 1974, enquanto prefeito de Curitiba, implantou um sistema que previa que ônibus trafegassem por meio de terminais integrados – o BRT (Bus Rapid Transit) acabou sendo adotado em pelo menos 177 cidades pelo mundo, incluindo o Rio.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

O arquiteto contribuiu diretamente com a cidade através da elaboração de estudos urbanísticos e de mobilidade nos anos 80, além de participar do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio, lançado em 2018.

+ Gávea pode ganhar parque sustentável com lojas e até residências

Lerner foi prefeito de Curitiba três vezes, entre os anos 70 e 90, depois atuou como governador do Paraná por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002. Em 2010, foi classificado pela revista americana Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo.

Continua após a publicidade