22.1 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Lambri: o revestimento curinga para sua parede

Lambri: o revestimento curinga para sua parede

O tempo tem a sua beleza. Geralmente ela se manifesta na memória de uma casa através de elementos atemporais. No último texto escrevi sobre boiserie e o assunto de hoje é sobre seu “primo” o lambri. Nascidos na França, ambos vestem paredes criando beleza e sofisticação e, sobretudo, aconchego para o ambiente.

Na elegante e luxuosa França de Luis XVII, o lambri foi o grito da moda e era utilizado para aumentar o conforto térmico dos ambientes internos. Maria Antonieta, sempre  antenada com o que estava em alta, tanto na moda quanto na decoração, adotou o lambri.

En français lambri significa painel. Esse recurso é composto de ripas que formam um painel criando forros que revestem as paredes ou tetos de uma casa aplicando o mesmo conceito do boiserie: vestir a parede com um lindo Dior. Rsrs.

Antes apenas usado pelos nobres franceses para aquecer os cômodos dos seus châteaux, esse recurso caiu na boca do povo e o material se popularizou sendo utilizado em meia parede para aquecer os espaços internos feitos de material frio. Como a grande maioria não tinha l’argent para cobrir toda parede com lambri, foi criada uma nova paginação, a meia parede.

Lambri no castelo D’ Ancy na FrançaPinterest/Reprodução

 E foi graças à criatividade popular que o lambri se tornou infinitamente mais charmoso e, o melhor de tudo, mais em conta.

Mesmo em nosso clima tropical, esse elemento chegou a terras brasileiras e também se popularizou principalmente na “Europa brasileira”, a região sul. Bah!

Todos se encantaram com o lambri e hoje é um recurso muito aplicado na decoração de paredes para lhes conferir um ar de charme e requinte. Com o avanço da tecnologia nos tempos de hoje, você encontra lambris na tradicional madeira, mas também em PVC, gesso e até MDF, facilitando as necessidades do seu bolso.

O lambri de meia parede cria um espaço livre e você pode aproveitar para pintar de uma cor diferente do lambri ou até jogar um revestimento diferente. Gosto de um tecnocimento com lambri. Adoro esse mix! Mas tem outras opções também como a colocação de um papel de parede. Você que manda! O lambri de meia parede é sem dúvida a opção mais charmosa e mais em conta. Famoso BBB. Bom, bonito e barato.

Mas se você quiser, pode optar pelo lambri em toda a parede. Fica mais caro. Escolhendo essa opção, invista na parede que mais chama atenção no ambiente, use uma cor vibrante como azul royal ou vermelho. Fica interessante, entretanto prefiro o lambri de meia parede.

A colocação do lambri pode ser na vertical e horizontal. Prefiro a opção vertical, pois dá uma leve sensação de que o ambiente é mais alto.

Indico esse recurso para todos, pois se trata de uma opção que é relativamente fácil de aplicar, não é muito “salgada” e dá uma cara nova à decoração da sua casa. Sim! Fica lindo em todos os ambientes de uma casa. Você pode inseri-lo desde a sala de estar até o quarto. E é exatamente no quarto que eu mais recomendo. Adoro um lambri atrás da cama formando inclusive uma espécie de cabeceira and um painel para apoiar quadros e objetos de decoração. Fica multifuncional e elegante e, de quebra, contribui para uma composição mais acolhedora.

LambriPinterest/Reprodução
LambriPinterest/Reprodução

O lambri também serve para proteção das paredes contra riscos ou até batidas. É ideal para quarto de crianças onde há bastante movimentação.

Lambri no quarto de criançaarquivo pessoal/Reprodução

Lambri pode ser pintado ou não. Isso depende muito do seu estilo. Acho elegante o lambri no mesmo tom da parede, fica mais “classudo”. Mas se você gosta de ousar, acho que funciona também pintar de uma cor diferente como um fendi. Aliás, amo essa cor! Acho super curinga.

Só não aconselho pendurar quadros no lambri. Se quiser, sugiro aplicar lambri em meia parede e fazer uma composição de quadros acima do lambri na parede livre.

Quer dar um up no seu cômodo sem fazer muita obra? Então sem dúvida a aposta no lambri. Vale a pena.

Acesse meu Instagram para conhecer um pouco do meu trabalho @marciaemanumullerarq.