27.8 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Museu Nacional: fóssil de dinossauro brasileiro é encontrado em escombros

Museu Nacional: fóssil de dinossauro brasileiro é encontrado em escombros

Composto por dois blocos com vértebras articuladas e outros ossos associados, um fóssil do Dinossauro do Mato Grosso foi encontrado no Museu Nacional, em meio a escombros do incêndio de 2018.

+ Fechado em 2017, Bar Semente renasce com festival de música na web

A descoberta foi feita por integrantes da equipe do Resgate da instituição, que já não tinham esperanças de encontrar as peças em boas condições. No entanto, durante as escavações, as duas partes foram encontradas praticamente intactas, com poucas alterações ocasionadas pela exposição ao calor.

+ Família de Paulo Gustavo pede doação de sangue para o ator

Aparentemente, segundo os pesquisadores, o soterramento protegeu os ossos do dinossauro do contato direto com o fogo. Além disso, eles chegaram à conclusão de que a substituição mineral pela qual os ossos passaram durante o processo de fossilização tenha sido um fator importante para a resistência ao soterramento.

+ Festivais de música on-line exaltam produção negra e periférica

O fóssil tem aproximadamente 80 milhões de anos e é pertencente ao período Cretáceo. O fóssil estava sendo estudado antes do incêndio e foi uma das peças do acervo que foram resgatadas neste ano. O anúncio do encontro do material foi feito numa coletiva on-line do Museu Nacional nesta terça (6), que marcou os 500 dias de início do resgate de peças da instituição.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Das 25 coleções que estavam no palácio, foram recuperados elementos representativos e de destaque de 14 coleções.

Continua após a publicidade