20.4 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro O que abre e o que fecha nos feriados de Tiradentes e...

O que abre e o que fecha nos feriados de Tiradentes e São Jorge no Rio

Os feriados de Tiradentes, nesta quarta (21), e São Jorge, na sexta (23), terão funcionamento normal da maior parte dos serviços públicos e transportes em função da antecipação das datas para 29 e 30 de março durante o decreto emergencial da prefeitura a fim de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

+Libera geral: Justiça suspende restrições contra Covid-19 na cidade

Os transportes públicos funcionarão como nos dias úteis. Os órgãos da Prefeitura do Rio idem. Já as agências bancárias não abrirão em nenhuma das datas.

+Covid-19: novo ponto de vacinação é inaugurado na quadra da Portela

Metrô
O Metrô Rio vai operar com horários de dias úteis nas três linhas durante os feriados de Tiradentes e de São Jorge. Nos dois dias, a linha 2 funcionará entre Pavuna e Botafogo, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho compartilhado de Central até Botafogo. As linhas 1 e 4 continuarão no trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também seguirão os horários normais, das 5h às 23h30.

BRT
Durante os dias de feriado, o funcionamento dos serviços ocorrerá normalmente, incluindo os serviços eventuais de ônibus convencionais.

Continua após a publicidade

Barcas
O serviço contará com a grade de dias úteis nas duas datas. Na linha Arariboia, as travessias se darão a cada 30 minutos, das 5h30 às 9h30, e das 16h às 19h. Já nas linhas Paquetá, Cocotá e nas linhas da DivSul (Mangaratiba-Ilha Grande e Angra dos Reis-Ilha Grande), as viagens ocorrerão conforme grade disponível no site da concessionária.

VLT
A operação será normal nas linhas 1, 2 e 3 entre os feriados de Tiradentes e São Jorge, de 21 a 23 de abril. O horário de funcionamento será mantido, das 6h à meia-noite, e os intervalos seguirão o padrão de dias úteis – a cada 7 minutos nos horários de pico.

Saúde
As equipes envolvidas na campanha de vacinação da Covid-19 e no atendimento de sintomáticos trabalharão normalmente. Os centros municipais de saúde e as clínicas da família funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19, conforme calendário divulgado no site da prefeitura. Também terá atendimento a casos de suspeita da doença.

Comércio
Em função da antecipação dos feriados, as atividades essenciais que precisaram funcionar no fim de março terão os feriados nos dias 21 e 23 de abril. As atividades não essenciais que tiveram os feriados antecipados poderão funcionar normalmente.

Bancos
Nesta quarta (21), por ser feriado nacional, não haverá expediente em nenhuma agência bancária, mesmo onde o dia da celebração foi antecipado. Na sexta (23), também não haverá expediente nas agências bancárias do Rio. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

 

 

Continua após a publicidade