25.6 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Os segredos da juventude de Tom Brady

Os segredos da juventude de Tom Brady

Assistir à final do Super Bowl é um programa que não perco. E a cada ano me surpreendo mais e mais com a capacidade física de Tom Brady, o maior quarterback da história da National Football League, que este ano bateu o recorde com seu sétimo título. Aos 43 anos, ele parece estar ainda melhor do que há duas décadas. E não é apenas uma impressão. Ele mesmo falou isso há um par de anos atrás, quando disse que estava “sofrendo o tempo todo” aos 25 e sabia que não chegaria aos 40 se não fizesse algo. Esse algo foi uma mudança drástica em seu estilo de vida.

O segredo da juventude do superatleta é um lifestyle muito disciplinado e que está descrito no livro lançado por ele em 2017: “O método TB12: como alcançar uma vida inteira de alto rendimento” (ed. Intrínseca). Criado em parceria com seu sócio e coach Alex Guerrero, o método TB12 é uma abordagem holística de preparação física e mental. No livro, o atleta apresenta diferentes técnicas de treinamento, nutrição e o conceito de maleabilidade muscular, dirigido a profissionais e amadores. Muito do que tem sido falado nos últimos dias sobre Tom Brady está contado em detalhes neste livro e reforçado por entrevistas do atleta e de seu sócio.

Tom consegue a proeza de se manter no topo como atleta num esporte tão exigente aos 43 anos. E mais: consegue estar ainda mais bonito do que uma década atrás, o que nos faz observar que seu estilo de vida radical tem impacto não apenas em seu condicionamento físico mas também se reflete em sua pele. Adoro trazer exemplos concretos de tudo que acredito e escrevo exaustivamente nas minhas colunas: a medicina do estilo de vida associada à disciplina e seu impacto na saúde, imunidade, longevidade e na beleza. 

SEM ÁLCOOL, GLÚTEN, CAFÉ E LATICÍNIOS: Com uma dieta baseada no binômio 80/20, sendo 80% baseada em vegetais e 20% em proteína, Brady consegue manter o peso e preservar a massa magra. A alimentação o mais natural e o mais alcalina possível é o maior desafio do método, segundo seus seguidores. Sua dieta foi idealizada pelo chef Allen Campbell, que assina as receitas do livro, e que preparava pessoalmente as refeições da família Bündchen Brady até 2016. A alimentação do atleta é abundante em alimentos frescos orgânicos e integrais. A cafeína e o álcool estão fora de questão. O mesmo ocorre com a farinha branca, o açúcar branco, os laticínios e qualquer coisa com glúten. Ele evita também tomates, berinjelas, pimentões, cogumelos – que podem causar inflamação. Até seu sorvete preferido é feito de abacate e cacau.

9 HORAS DE SONO: As refeições da família acontecem em horários fixos, com almoço ao meio-dia e jantar por volta das sete da noite. Brady come até no máximo duas horas antes de dormir. O sono é fundamental em sua preparação. O atleta vai para a cama por volta das 21h e acorda às 6h da manhã – com nove horas de sono no total. Nada de celulares na cabeceira de Brady e Gisele Bündchen, e o quarto do casal não tem TV. Meia hora antes de dormir, ele não pega mais nos eletrônicos. O atlteta também não pratica exercícios físicos à noite – a não ser nas competições. “Se você se exercita à noite, faça isso duas a três horas antes de ir dormir para não superestimular seu corpo e cérebro”, escreve Brady no livro.

Continua após a publicidade

POUCO PESO E MUITA FLEXIBILIDADE: O método desenvolvido por seu sócio, o coach e personal trainer argentino Alex Guerrero, na verdade chamado de “engenheiro do corpo” e considerado por muitos um profissional controverso. O fato é que ele é o gestor e criador de todo o estilo de vida do atleta, além de ser o principal defensor da dieta alcalina. Os treinos consistem em exercícios com pouco peso e muita flexibilidade e mobilidade, prevenindo lesões, e agilidade e velocidade, além de massagens. Com formação em medicina chinesa, Guerrero treina Brady desde meados dos anos 2000. A confiança no treinamento desenvolvido pelo coach é tamanha que em 2013 eles inauguraram o TB12 Center para que pessoas comuns pudessem usufruir do método. Alex é autor do livro “In Balance for Life: Understanding & Maximizing Your Body’s pH Factor”, no qual detalha os benefícios da dieta alcalina. Controverso ou não, no caso de Brady, vemos que o método de Guerrero dá certo.

ÁGUA PARA RECUPERAR MÚSCULOS: A ingestão de água é outro ponto fundamental. “Manter-se hidratado é uma das coisas mais simples que você pode fazer para se manter saudável e acelerar a recuperação muscular”, ensina Guerrero em uma entrevista, “Se você deseja maximizar sua capacidade de desempenho e recuperação, você precisa fazer da hidratação um hábito e se comprometer totalmente com ele.”

Uma coisa é certa: O estilo de vida de Brady não será a causa de qualquer futura aposentadoria. E que nós possamos ainda aplaudir muito este superatleta.

 

 

Continua após a publicidade