25.9 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Rio ultrapassa 1 000 estabelecimentos certificados com o selo pet friendly

Rio ultrapassa 1 000 estabelecimentos certificados com o selo pet friendly

Criado em dezembro de 2020, o selo pet friendly já foi adotado por mais de 1 000 estabelecimentos no estado do Rio, incluindo hotéis, lojas, restaurantes e até padaria.

+ UFRJ é eleita novamente a melhor federal do país em ranking internacional

A iniciativa, mobilizada pela Subsecretaria Estadual de Proteção Animal (RJPET), certifica os locais como aptos a receberem os animais junto aos tutores, já que nem todos autorizam a permanência.

Cerca de 70% dos que já aderiram atualmente correspondem a bares e restaurantes. Com a adesão do selo, é permitido que os animais fiquem não apenas na parte externa, como no interior dos comércios.

+ Covid: Rio mantém medidas restritivas até dia 28; boates seguem proibidas

“No restaurante perto da minha casa onde eu frequento, na Tijuca, antes eu só podia ficar na varanda com o meu cachorrinho, mas eu não gostava muito porque as pessoas geralmente fumam na parte externa. Agora eu me sinto mais confortável após a certificação”, diz a protetora de animais, Cristina Cruz.

O mais recente a se juntar ao grupo foi a loja de vinhos Grand Cru, em Copacabana, que já oferecia ração e água para animais abandonados que passavam pelo local, permitindo que os pets acompanhem seus donos nas compras.

+ ‘Me inclui fora dessa’: mais uma empresa retira patrocínio da Copa América

Segundo o empresário Michel Sá, responsável pelo estabelecimento, pelo menos 70% dos clientes possuem animais de estimação. “Permitir a entrada de animais é uma forma carinhosa de receber o cliente. O selo muda todo conceito da loja. As pessoas que ficavam na porta, na dúvida se poderiam entrar, não precisam mais hesitar”, diz.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, além de gerar benefícios ao pets e seus tutores, a medida gera um impacto positivo para a economia do estado. “Nosso objetivo é fazer com que os animais de estimação sejam público consumidor junto de seus donos”, afirma.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Para verificar a lista completa com todos os estabelecimentos já certificados, basta acessar o site.