26.8 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro ‘Veta Governador’: cariocas pedem para que nome do Maracanã seja mantido

‘Veta Governador’: cariocas pedem para que nome do Maracanã seja mantido

De repente é aquela corrente pra frente: cariocas e amantes do futebol de todo o país fizeram questão de deixar claro que não vão aceitar passivamente a mudança do nome do Maracanã, o que pode acontecer a qualquer momento. O projeto de lei que transforma o Estádio Mário Filho em Estádio Rei Pelé já foi aprovado pela Alerj e basta uma canetada do governador em exercício Claudio Castro para que ele seja sancionado.

Carlos Bolsonaro abre queixa-crime contra Bruna Marquezine e Felipe Neto

Criadas nesta quinta (11), as hashtags #vetagovernador e #estadiomariofilho entraram nos assuntos mais comentados do dia no Twitter. Representantes das torcidas dos grandes clubes do Rio, a página oficial do América,  Marcelo Adnet e os jornalistas Eric Faria e Mauro Cezar foram alguns dos que entraram na campanha (Eric, na verdade, é um dos líderes do movimento pela manutenção do nome).

Covid: ‘Se não parar, o Rio estará em calamidade em 30 dias’, diz Mandetta

Com ânimo um pouco mais exaltado, o apresentador do RJ TV, Edmilson Ávila chegou a rasgar uma cópia do projeto de lei ao vivo, durante a edição do programa desta quarta (10).

O que achei do Clubhouse após testá-lo por um mês

“Olha o que diz a justificativa: [do projeto] ‘Pelé é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante’, não diga! E também diz aqui ‘Pelé fez seu milésimo gol no Maracanã’, não diga! É verdade? Diz aqui também ‘reconhecido mundialmente’. Tô sabendo disso tudo agora!” – ironizou o apresentador, antes de rasgar o documento e jogar os pedaços picados de papel para cima. Veja alguns posts publicados no Twitter sobre o assunto:

“A história merece respeito”, escreveu Eric Faria, com a hashtag #EstadioMarioFilho

Em seguida, Eric convocou outras pessoas a fazerem o mesmo. De madrugada, Marcelo Adnet anunciou: também está no time dos que querem que o Maracanã continue do jeitinho que está, e replicou a hashtag:

Jornalista e influenciador, Mauro Cezar apelou para a memória afetiva dos torcedores e postou uma foto do estádio nos tempos de arquibancada e geral lotada, antes das reformas que o descaracterizaram:

Para quem não sabe quem foi Mário Filho e desconhece sua importância para o futebol, para o Maracanã e para o Rio, eis algumas informações básicas:

Continua após a publicidade

Um perfil flamenguista ressalta a importância histórica da fachada do estádio, com o nome do jornalista elegantemente cravado em letras maiúsculas: ‘Ela é intocável!’

A torcida organizada do Botafogo também manifestou apoio:

Sempre simpático, o América preferiu usar o termo “inquietação” para definir o que sente com a possível mudança de nome do estádio:

Por que não homenagear Pelé dando seu nome à Vila Belmiro, o estádio do Santos?, pergunta o torcedor, seríssimo, na arquibancada do maior do mundo.

Continua após a publicidade