20.4 C
Rio de Janeiro
Home Rio de Janeiro Violência de gênero: ronda cumpre 12 medidas protetivas em um mês no...

Violência de gênero: ronda cumpre 12 medidas protetivas em um mês no Rio

No primeiro mês da Ronda Maria da Penha, realizada Guarda Municipal do Rio, foram acompanhadas 12 medidas protetivas encaminhadas pelo Tribunal de Justiça e 29 visitas a três vítimas da violência foram realizadas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Criada em março, a iniciativa conta com 31 agentes municipais para verificar o cumprimento das medidas de proteção determinadas pelos juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Cada atendimento é realizado com três agentes, tendo pelo menos uma guarda feminina na equipe.

Após receber a notificação do juizado, os guardas visitam as vítimas para verificar se as restrições – como não se aproximar da vítima, não manter contato ou não frequentar determinados locais – estão sendo cumpridas pelo agressor.

+ Mais de 2 000 mudas de arbustos e árvores são plantadas no Rio

Para atuarem da ronda, os guardas municipais participaram de um treinamento entre novembro e dezembro de 2020, recebendo aulas sobre técnicas de abordagem, acolhimento e acompanhamento da vítima, a Lei Maria da Penha e seus aspectos jurídicos, abordagem psicossocial da violência, direitos das mulheres, entre outros assuntos.

Continua após a publicidade