24.8 C
Canoas
HomeRio de Janeiro'RIO de olhares únicos': filme mostra beleza natural da cidade no cotidiano...

'RIO de olhares únicos': filme mostra beleza natural da cidade no cotidiano de diferentes personagens


Filme será lançado nesta sexta (3) no festival Rocky Spirit. A produção mostra o Rio pelos olhos de pessoas conectadas com as áreas naturais da cidade, como um atleta que corre em florestas e o montanhista que é o funcionário mais antigo do Bondinho do Pão de Açúcar. Filme mostra beleza natural da cidade do Rio por meio da vida cotidiana de diferentes personagens
Divulgação
Estreia nesta sexta-feira (3) o filme RIO de olhares únicos, que mostra a beleza natural da cidade por meio da vida cotidiana de cinco pessoas com uma relação especial com a natureza. A produção será lançada às 19h, no festival de vida ao ar livre Rocky Spirit, e ficará disponível gratuitamente na plataforma por um mês.
O projeto vai se desdobrar ainda em uma websérie, que será lançada no site oficial do projeto no dia 5 de outubro.
O seriado terá cinco episódios, um para cada personagem retratado no filme, e mais dois extras sobre o processo criativo da obra.
A produção é uma iniciativa do documentarista, fotógrafo e jornalista Rafael Duarte. Segundo ele, o projeto foi motivado pelos 10 anos de trabalho que deram origem ao livro de fotografias “RIO”.
Nesse período, o fotógrafo conta que buscou registrar a cidade por ângulos inusitados e se deparou com a história de pessoas que tinham o dia a dia envolvido com a natureza.
“Fazer um trabalho desses no Rio tem seus desafios. Trazer novos olhares é difícil, porque é uma das cidades mais fotografadas e filmadas do mundo. Então nesse projeto, os ângulos inusitados são trazidos pela experiência cotidiana daquelas pessoas, que estão integradas diariamente com a natureza da cidade”, afirma o criador do projeto.
“A mensagem principal do filme é que, independentemente de morar no Rio ou em qualquer outra cidade, se você encontrar a sua conexão com os espaços naturais da sua região, o seu cotidiano vai ser completamente transformado para melhor. Estar perto da natureza aumenta sua qualidade de vida e também melhora sua saúde mental”, completa.
Veja abaixo as histórias dos personagens mostrados na série:
Chico Santos
Chico é um ultramaratonista cearense que chegou no Rio na adolescência, em busca de uma carreira profissional, e descobriu na corrida pelas florestas uma vocação. Atualmente, Chico é um expoente no esporte.
Websérie mostra rotina de cinco personagens conectados com áreas naturais da cidade do Rio
Divulgação
Erika Sedlacek de Almeida
Erika é atleta de highline, prática em que uma fita de longo comprimento é instalada sobre cânions. Ela conta que sonhava em fugir com o circo, mas se encontrou no esporte, que permite que ela faça manobras corporais nas alturas e fique totalmente imersa na natureza.
Série mostra interação com a natureza do Rio no cotidiano de atleta de highline
Divulgação
Giuseppe Pellegrini
Conhecido como Pellé, o montanhista e engenheiro Giuseppe Pellegrini é o funcionário mais antigo do Bondinho Pão de Açúcar, com mais de 60 anos de serviço. Ele diz que já escalou o morro mais de 3.500 vezes e conta como entrou para a companhia por conta da prática da escalada.
Funcionário mais antigo do Bondinho do Pão de Açúcar conta que já subiu o morro mais de 3.500 vezes
Divulgação
Larissa Cunha
Larissa é bióloga ornitóloga e pesquisa os ninhais de atobás e fragatas do Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Além das pesquisas, Larissa fala sobre os benefícios do contato com a natureza que fazem parte do trabalho.
Personagem de websérie pesquisa aves do Monumento das Ilhas Cagarras, no Rio
Divulgação
Ruy Marra
Além de piloto e recordista de voos livre duplos, Ruy é pesquisador em neurociência e inventou a Yoga no céu. A prática tem como objetivo melhorar o medo das pessoas por meio de estímulos emocionais a 500 metros de altitude.
Websérie mostra cotidiano de recordista de voos livres praticando no Rio
Divulgação
O projeto é uma realização da produtora Bambalaio com patrocínio da Prefeitura do Rio, Bondinho Pão de Açúcar, hotéis Arpoador e Ipanema INN e Sysfer, através da Lei Municipal de incentivo à Cultura.
*Estagiário supervisionado por José Raphael Berrêdo.

- Advertisement -spot_img

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow