12.3 C
Canoas
HomeNotíciasSaiba a importância de uma reserva de emergência

Saiba a importância de uma reserva de emergência


Você tem dúvidas acerca da reserva de emergência? Julio Cesar Hintemann Filho vai esclarecer algumas dúvidas mais populares sobre como montar sua reserva, onde guardar esse dinheiro e quando utilizar o valor reservado. A reserva de emergência é o primeiro passo da educação financeira. Confira:

O que é uma reserva de emergência?

Também chamado de fundo de emergência, nada mais é do que uma quantia que é destinada para eventualidades. Imprevistos como demissão, problemas de saúde, prejuízos financeiros e quaisquer outras emergências podem ser superadas caso haja uma reserva de emergência. Durante a pandemia, pessoas com reserva de emergência tiveram menos problemas em relação ao dinheiro.

Dados da Anbima apontam que mais da metade dos brasileiros não possuem nenhum fundo de emergência, comenta Julio Cesar Hintemann Filho. Nossa cultura infelizmente valoriza bastante o consumo imediatista, por isso nem todas as pessoas se preocupam em construir reservas de emergência. Essa tendência é ainda maior entre os jovens.

Como guardar dinheiro para a reserva de emergência?

É possível possuir uma reserva de emergência ainda que você ganhe pouco. A organização das finanças é fundamental nesse processo. Faça uma lista de todos os seus gastos, corte os que não são fundamentais e estabeleça um valor para guardar todos os meses. Ainda que seja pouco, no futuro irá te ajudar.

Uma dica importante é passar a considerar esse valor como um gasto fixo no mês, como se fosse uma conta que precisa ser paga mensalmente, explica Julio Cesar Hintemann Filho. Faça cortes de gastos que não são fundamentais e evite fazer dívidas no cartão de crédito. A clareza na sua vida financeira é muito importante.

O principal motivo de se possuir uma reserva de emergência é evitar empréstimos e dívidas, aponta Julio Cesar Hintemann Filho. Mesmo com pouco dinheiro é possível começar a construir uma renda de emergência. Se você não tem emprego formal, o fundo de emergência é ainda mais essencial para equilibrar sua vida financeira.

- Advertisement -spot_img

Conecte

79FansLike
7FollowersFollow

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here