18.3 C
Canoas
Home Política Vacinação avança e pode alcançar 75% da população até novembro

Vacinação avança e pode alcançar 75% da população até novembro

Mantido o ritmo atual de vacinação, até novembro o Brasil deverá ter 75% da população vacinada contra a Covid-19, com ao menos uma dose.

A projeção é da agência Bloomberg, com base nos dados disponíveis sobre vacinação até ontem — no caso, a média móvel dos últimos sete dias foi de 1.652.903 doses por dia.

<span class="hidden">–</span>Banco Central, em 24/08/2021/VEJA

É boa notícia para o país, cuja crise econômica foi agravada na catástrofe pandêmica. Mas o Banco Central, que faz um monitoramento semanal da evolução da pandemia, adverte: ainda prevalecem incertezas sobre o calendário de entrega de doses.

 

<span class="hidden">–</span>Banco Central, em 24/08/2021/VEJA

Apesar das dificuldades decorrentes da falta de planejamento, suspeitas de corrupção e de má gerência, como mostra diariamente a CPI da Pandemia, a imunização avança.

A capacidade operacional do Sistema Único de Saúde está sendo testada, com êxito, em mais de 34 mil salas de aplicação. E, desde 20 de junho, o Brasil passou a registrar média diária de vacinação superior à dos Estados Unidos.

<span class="hidden">–</span>Banco Central, em 24/08/2021/VEJA

Os brasileiros começaram a ser vacinados 35 dias depois dos americanos. O desempenho do SUS na vacinação poderia ser melhor se o governo Jair Bolsonaro não tivesse atrasado a compra de vacinas durante seis meses.

Na segunda-feira, os EUA haviam imunizado 60,9% da população. O Brasil chegou a 59,5%, segundo dados apresentados ontem em são Paulo pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

<span class="hidden">–</span>Banco Central, em 24/08/2021/VEJA

Oito de cada dez brasileiros com mais de 60 anos de idade estão completamente vacinados. E desde abril há um declínio constante no número de casos e de mortes.

Permanece, no entanto, o custo da omissão governamental na tragédia da pandemia: mais de 575 mil mortes registradas até ontem à noite.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow