16.9 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Vacinação contra a Covid está suspensa em algumas cidades do RJ nesta...

Vacinação contra a Covid está suspensa em algumas cidades do RJ nesta segunda por causa do feriadão


Rio continua sem doses para retomar calendário de adolescentes. Niterói, Mangaratiba, Mesquita, Japeri, Queimados e Magé vacinam crianças. Confira as faixas etárias. Municípios sem vacinação nesta segunda-feira (7)
Reprodução
Algumas cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro não aplicam a vacina contra a Covid nesta segunda-feira (6) por causa feriadão.
Moradores de pelo menos oito municípios só vão retornar aos postos de vacinação a partir de quarta-feira (8).
Cidades sem vacinação:
São Gonçalo
Maricá
Nilópolis
Itaborái
Belford Roxo
São João de Meriti
Guapimirim
Paracambi
Vacinação no Rio
No Rio, o calendário por idade dos adolescentes segue suspenso devido à falta de doses de Pfizer, único imunizante autorizado pela Anvisa para a faixa etária.
Nesta segunda está sendo feita apenas repescagem para a primeira dose de pessoas com mais de 25 anos.
Está sendo aplicada a primeira dose apenas para adolescentes entre 12 a 17 anos com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes.
Alguns municípios estão vacinando adolescentes nesta segunda:
Niterói (12 anos ou mais)
Mangaratiba (15 a 17 anos)
Mesquita (14 anos ou mais)
Japeri (13 anos ou mais)
Adolescentes com comorbidade
Queimados (12 a 17 anos)
Magé (12 anos ou mais)
Lote de CoronaVac sendo entregue ao Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan, nesta segunda (23)
Divulgação/Secom/GESP
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio informou no sábado (4) que 1.206 pessoas foram vacinadas com doses da CoronaVac de um dos lotes suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. O Instituto Butantan, em São Paulo, reforçou que o imunizante é seguro.
O município acrescentou que, neste momento, “não há indicação de revacinar essas pessoas e qualquer reação adversa deve ser comunicada à unidade de saúde que aplicou a dose”. A secretaria suspendeu o uso das doses e disse que espera um posicionamento do Ministério da Saúde
Mais cedo, a Anvisa comunicou ter interditado o uso das doses como medida cautelar para pelo menos 25 lotes da vacina CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de doses envasadas em um local de fabricação que não teria sido aprovado pelo órgão.
Em nota, também neste sábado, o Instituto Butantan afirmou que “a medida da Anvisa não deve causar “alarmismo” e que foi o próprio instituto que alertou a agência por “extrema precaução”.
Na sexta-feira (3), a Anvisa foi informada pelo Butantan que a farmacêutica Sinovac, fabricante dos insumos da vacina, enviou para o Brasil, na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), 12.113.934 doses de CoronaVac.
Em nota, a Secretaria estadual de Saúde (SES), informou que o Rio de Janeiro recebeu apenas um dos 25 lotes de CoronaVac suspensos pela Anvisa. Disse, ainda, que as vacinas estavam sendo distribuídas aos municípios neste final de semana.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow