Diário do Carioca NotíciasDiário do Carioca NotíciasDiário do Carioca Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Search
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Reading: RJ: com prefeito cassado, Búzios terá nova eleição em 28 de abril
Share
Font ResizerAa
Diário do Carioca NotíciasDiário do Carioca Notícias
Font ResizerAa
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Notícias
  • Economia
  • Política
  • Rio de Janeiro
  • Sobre Nós
Siga
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Diário do Carioca Notícias > Blog > Política > RJ: com prefeito cassado, Búzios terá nova eleição em 28 de abril
Política

RJ: com prefeito cassado, Búzios terá nova eleição em 28 de abril

Diego Velázquez
Diego Velázquez Published 26 de fevereiro de 2024 3 Min Read
Share
3 Min Read
SHARE

Moradores de Armação de Búzios, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro, terão duas eleições para prefeito num período inferior a seis meses. É que, após a condenação definitiva do ex-prefeito Alexandre Martins e do ex-vice-prefeito, Miguel Pereira, a Justiça Eleitoral agendou um pleito suplementar no município para o dia 28 de abril. A data foi fixada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Com o agendamento da eleição suplementar, os candidatos precisam fazer os registros na Justiça Eleitoral até 22 de março. A campanha teve início autorizado a partir do dia seguinte desse prazo.

O TRE diplomará os eleitos até 20 de maio, após as contas de campanha serem julgadas, e os eleitos ficarão nos cargos até 31 de dezembro.

Além do ex-prefeito e do ex-vice-prefeito, a ação foi dirigida contra um assessor dos políticos, atuante na campanha. Ele também foi condenado nas três instâncias da Justiça Eleitoral.

“No caso dos autos, dos documentos juntados e da prova oral produzida, não restaram dúvidas da vinculação de Martins e Pereira com o material apreendido, bem como os benefícios decorrentes dele”, afirmou a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira.

Ex-prefeito e vice negam compra de votos
Em um vídeo de esclarecimento publicado nas redes sociais, o prefeito afastado Alexandre Martins negou que tenha comprado votos.
“Eu e Miguel estamos sendo condenados por uma coisa que nós de fato não fizemos. Nós não compramos votos, nós fizemos uma eleição limpa”, defendeu Martins.

“Tenha certeza, você que votou em mim, que você votou em um cara ficha limpa” prosseguiu, argumentando que jamais tinha respondido por um processo de improbidade administrativa antes em sua carreira. O político ainda sinalizou que, apesar da condenação, ainda cabe entrar com recursos na Justiça.

“Na verdade, o que aconteceu foi uma apreensão, no dia da eleição, de um carro de um cidadão que tinha R$ 6 mil dentro do carro e seis panfletos do Alexandre. Essa é a ligação, não tem nada com o Alexandre e o Miguel. Não foram eles que fizeram nada. Não tem uma ligação desse cara com eles. Não tem uma prova de uma compra de voto, não tem absolutamente nada”, disse Canelas.

Por que a cidade pode ter duas eleições no mesmo ano?
Quando o tribunal reconhece gravidade suficiente para macular o processo eleitoral, os votos obtidos pelo candidato são anulados pela Justiça Eleitoral, explica Angela Cignachi, especialista em direito eleitoral, advogada e sócia da Demarest Advogados. Por causa da anulação dos votos, é preciso que um novo pleito seja realizado.

“O poder econômico não pode ser utilizado de forma abusiva, sob pena de afetar a legitimidade e normalidade da eleição”, diz Cignachi.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Cidades da Baixada Fluminense começam a vacinação contra a dengue; confira endereços
Next Article União e Prefeitura do Rio fecham acordo para restauração da Estação Leopoldina

News

Educação e liderança: como a Sigma Educação e Tecnologia Ltda constrói uma autoridade sólida e estratégica no mercado brasileiro.
Educação e liderança: Como construir uma autoridade sólida no mercado brasileiro?
Notícias 20 de fevereiro de 2026
A tecnologia brasileira pode ser decisiva para viabilizar o aqueduto histórico entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, como analisa Paulo Roberto Gomes Fernandes.
Tecnologia brasileira pode viabilizar aqueduto histórico entre o Mar Vermelho e o Mar Morto
Notícias 12 de fevereiro de 2026
Novo fungo zumbi descoberto na Mata Atlântica do Rio reforça importância da biodiversidade brasileira
Notícias 11 de fevereiro de 2026
Projeto Rio do Futuro amplia qualificação profissional com 4.900 vagas e cursos gratuitos no Rio de Janeiro
Notícias 11 de fevereiro de 2026

Sobre nós

Diário do Carioca: Sua fonte essencial para tudo que acontece no Rio de Janeiro! Oferecemos notícias quentes, análises profundas e histórias que revelam o coração da cidade maravilhosa. Seja o primeiro a saber sobre eventos, política, cultura e muito mais. Acompanhe o Diário do Carioca e fique por dentro do que move o Rio!

 

Populares

Botafogo se consolida como polo de bares e gastronomia com Leonardo Rocha de almeida.
Botafogo: Saiba tudo sobre o bairro que virou polo de bares e gastronomia
Notícias
Non Stop apresenta um espetáculo irreverente: Padre Patrick prova que rir pode ser o início da mudança. (CRÉDITOS: RAFAEL STRABELLI)
Padre Patrick estreia o espetáculo Pecado É Não Rir: quando rir dos pecados é só o começo
Notícias

Últimas notícias

Educação e liderança: como a Sigma Educação e Tecnologia Ltda constrói uma autoridade sólida e estratégica no mercado brasileiro.
Educação e liderança: Como construir uma autoridade sólida no mercado brasileiro?
Notícias
A tecnologia brasileira pode ser decisiva para viabilizar o aqueduto histórico entre o Mar Vermelho e o Mar Morto, como analisa Paulo Roberto Gomes Fernandes.
Tecnologia brasileira pode viabilizar aqueduto histórico entre o Mar Vermelho e o Mar Morto
Notícias

Entre em contato

 

Tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Quer enviar uma notícia ou colaborações? Estamos aqui para ouvir você! Entre em contato conosco pelo email:

[email protected]  

Siga
© 2026 Diário do Carioca - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Contato
  • Quem Faz
  • Sobre Nós
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?