16.9 C
Canoas
Home Economia Analistas do mercado financeiro sobem para 7,58% expectativa para inflação no Brasil...

Analistas do mercado financeiro sobem para 7,58% expectativa para inflação no Brasil em 2021

Nova alta é a 22ª seguida registrada pelo Banco Central. Índice de 7,58% corresponde a mais que o dobro da meta central de inflação que precisa ser perseguida pelo BC. Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central elevaram para 7,58% a expectativa para a inflação no país em 2021.
O resultado da pesquisa foi divulgado pelo BC nesta segunda-feira (6) dentro do chamado Relatório Focus, que toda semana traz estimativas de analistas que atuam em instituições financeiras para indicadores da economia brasileira.
No relatório anterior, divulgado na semana passada, esses analistas estimavam que a inflação no país, medida pelo Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficaria em 7,27% ao final de 2021.
A nova alta, para 7,58%, divulgada nesta segunda, é a 22ª seguida registrada pelo Relatório Focus.
Esse índice também corresponde a mais que o dobro da meta central para a inflação para este ano, de 3,75%, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e que precisa ser perseguida pelo Banco Central.
Pelo sistema vigente no país, o Banco Central cumprirá a meta de inflação deste ano se o IPCA ficar entre 2,25% e 5,25%. A projeção do mercado financeiro, entretanto, tem ficado cada vez mais acima do teto da meta.
Alta de preços
A ferramenta utilizada pelo Banco Central para perseguir a meta estabelecida pelo CMN é a taxa básica de juros, a chamada Selic.
Quando a inflação está em alta e ameaça o cumprimento da meta, o BC normalmente eleva a taxa Selic, o que provoca o encarecimento dos empréstimos bancários, por exemplo.
O objetivo é reduzir o consumo no país e, com isso, frear a alta nos preços dos produtos. Essa medida, entretanto, tende a provocar o desaquecimento da economia e, consequentemente, mais desemprego.
Em julho, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 8,99%. No ano de 2021, até julho, o IPCA acumula alta de 4,76%.
Além da pandemia, que afetou a produção mundial e gerou a escassez de alguns produtos, no Brasil a crise hídrica, que vem provocando a alta no preço da energia elétrica, contribui para pressionar a inflação.
No Boletim Focus divulgado nesta segunda, os analistas do mercado financeiro elevaram, de 7,50% ao ano para 7,63% ao ano, a expectativa para a taxa Selic ao final de 2021.
Produto Interno Bruto
Já para o desempenho da economia brasileira neste ano, houve queda na estimativa dos analistas, de acordo com o Banco Central.
Na visão do mercado, o Produto Interno Bruto (PIB) deve registrar alta de 5,15% em 2021. No Boletim Focus divulgado na semana passada, era estimada uma alta de 5,22%.
Vídeos: assista a mais notícias sobre economia

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow