14.5 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Banco de sangue faz campanha para aumentar número de doadores

Banco de sangue faz campanha para aumentar número de doadores


Quantidade de doações diminuiu muito durante a pandemia. Estoques do banco Serum, responsáveis pelo abastecimento de 80 unidades de saúde, estão 35% abaixo do necessário. Bancos de sangue têm estado vazios desde o início da pandemia.
Reprodução/TV Globo
O frio e o aumento de doenças respiratórias nesta época do ano têm prejudicado as doações de sangue e, em função disso, o estoque do Serum está muito baixo.
Para manter sua operação normal, o banco precisa, em média, de 100 bolsas de sangue por dia, quantidade bem superior á colhida atualmente.
O Serum abastece mais de 80 unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas no Rio, Região Metropolitana e Baixada Fluminense.
Os locais de coleta, no entanto, têm estado vazios desde o início da pandemia. Por isso, o laboratório faz um apelo para que os doadores voltem a fornecer sangue.
“Sofremos uma queda brusca nas doações. Nosso estoque está 35% abaixo do ideal. Precisamos que as pessoas voltem a doar”, disse a captadora de doadores, Laryssa Peres Leandro.
Quem pode doar
Para doar sangue, as pessoas precisam cumprir os seguintes requisitos:
Ter entre 16 e 69 anos;
pesar no mínimo 50 quilos;
Estar em boas condições de saúde;
Aguardar 48 horas caso tenha tomado a vacina contra a gripe ou a Coronavac;
Aguardar sete dias caso tenha tomado Aztrazeneca, Pfizer ou Jansse;
Aguardar 30 dias caso tenha contraído Covid-19.
O Banco de Sangue Serum tem duas unidades: uma no Centro (Avenida Marechal Floriano, 99) e outra na Barra (Avenida Ayrton Senna 2.150 – Casa Shopping).
Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone (21) 99773-6839.
Vídeos mais vistos no Rio nos últimos 7 dias

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow