11.1 C
Canoas
Home Economia Com estiagem, Saae passa a bombear água de cavas para reforçar Ribeirão...

Com estiagem, Saae passa a bombear água de cavas para reforçar Ribeirão Piraí em Salto


Medida foi tomada após longo período de estiagem atingir a região. Saae passa a bombear água de cavas para reforçar Ribeirão Piraí em Salto
Saae Salto/Divulgação
Com o longo período de estiagem que atinge a região, o Saae de Salto (SP) passou a bombear desde quarta-feira (25) a água de três cavas, que são buracos onde ficam máquinas que drenam a areia.
As cavas são de uma empresa de extração de areia localizada ao lado do Ribeirão Piraí. A medida é para reforçar o volume de água do manancial e garantir a captação mínima que permita cumprir a fase laranja do racionamento de água iniciado em julho.
Segundo a autarquia, o Saae de Indaiatuba (SP), cidade vizinha, também disponibilizou uma segunda bomba para ajudar na transposição da água represada nas cavas de extração de areia e enviá-la ao leito do Piraí, que passa ao lado. O município possui outorga de captação do Ribeirão, mas já não consegue captar a água do local há cerca de 1 mês.
De acordo com o Saae, a situação da cidade é crítica e é preciso que chova por várias horas para que o nível do Piraí melhore e, assim, seja possível captar mais água nos próximos dias.
O SAAE reforça que a situação é crítica, que é preciso chover um bom volume e por várias horas, para que o nível do Ribeirão Piraí melhore e seja possível captar mais água nos próximos dias.
Dicas para economizar água
A autarquia também orienta que a população não desperdice água durante este período. Confira algumas recomendações:
Não lavar o carro ou calçada usando mangueira;
Usar a água da máquina de lavar roupas para lavar o quintal;
Fechar a torneira ao escovar os dentes;
Diminuir o tempo no banho;
Eliminar todo e qualquer vazamento de água no imóvel;
Não encher ou trocar a água das piscinas, principalmente as plásticas.
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow