16 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Comediante alemã faz piada com dores e delícias da cultura brasileira e...

Comediante alemã faz piada com dores e delícias da cultura brasileira e bomba com vídeos nas redes sociais


Inspiração de Lea Maria Jahn veio da convivência com o marido brasileiro, com quem montou ainda um show de stand-up comedy. VÍDEO: Comediante alemã cria vídeos humorados para explicar a cultura brasileira
Você já parou para pensar por que não tem laje no Parque Lage, no Rio de Janeiro? Ou cadê os Pinheiros do bairro Pinheiros, de São Paulo? Ou ainda quanto tempo é “mó cota”? Foi pensando em peculiaridades locais da cultura brasileira que a alemã Lea Maria Jahn, de 26 anos, começou a bombar com vídeos de humor na internet.
A inspiração veio da convivência com o marido brasileiro, Juliano Gaspar, com quem montou ainda um show de stand-up comedy.
“Antes de vir para cá, eu e Juliano frequentávamos os shows de stand-up na Alemanha, mas não fazíamos. Ele queria fazer e, chegando no Brasil, resolvemos tentar”, diz ela que buscou material de trabalho nas diferenças entre a cultura brasileira e alemã e no jeito que era tratada no país.
Lea e Juliano: as aventuras do dia a dia do casal viraram show de humor
Reprodução/Redes Sociais
Zoada pelo sotaque
Ela conta que sempre foi apaixonada pelo jeito positivo e despojado dos brasileiros, mas que já sofreu com isso também.
“No começo, por exemplo, os brasileiros riam muito do meu sotaque, e eu ficava chocada, sofria porque não se faz isso na Alemanha. Com o tempo, fui deixando me zoarem”, diz ela mostrando que está bem adaptada ao clima local.
Mas o clima já pesou em casa. Lea conta que o jeitinho brasileiro do marido que odeia é quando eles planejam uma coisa juntos, mas depois ele faz tudo diferente.
“Alemão planeja tudo, organiza. Mas o Juliano planeja e depois vem com um papo de espontaneidade. Ele leva as coisas de forma mais livre”, ironiza brincando.
Lea e Juliano voltaram para o Brasil em 2017 e foram viver em Florianópolis, em Santa Catarina, onde ele nasceu, e ela aprendeu a falar português.
VÍDEO: Comediante alemã faz vídeo brincando com a cultura carioca
Piada de carioca
Depois foram para São Paulo, onde botaram em prática a ideia dos shows de comédia na noite, fizeram sucesso e desembarcam neste fim de semana no Rio de Janeiro com o espetáculo “Bad Trip”, no Rio Retro Comedy Club, na Barra da Tijuca, com piadas completamente adaptadas ao clima local.
Em um de seus vídeos no TikTok, onde é seguida por 1,2 milhão de pessoas, Lea com seu jeitinho alemão pergunta por que o clube se chama de Regatas Flamengo, mas só joga de camiseta. A conclusão é a de que deve ser porque carioca sente frio com 22 graus.
Os giros e pesquisa para piadas com a cidade incluem ainda passagem pelo Pão de Açúcar, praias e o Parque Lage. Para o futuro, Lea ainda quer voltar para conhecer uma escola de samba, um baile funk e quem sabe dar um pulo até Madureira. “Dizem que é o meu lugar”, diz fazendo piada e referência à musica de Arlindo Cruz.
Ministério Público investiga piada racista em apresentação
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), através da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, instaurou um inquérito em junho de 2020 para apurar um suposto conteúdo racista em uma apresentação da humorista Lea Maria Jahn.
Uma gravação da apresentação de Lea foi divulgada na internet e ganhou repercussão. O G1 entrou em contato com a artista para falar sobre o episódio.
De acordo com Lea, a investigação foi arquivada em fevereiro de 2021 como “não procedente”. Segundo a humorista, o vídeo falava sobre “os estereótipos do povo alemão, como ser antissocial, frio e preconceituoso”. E, ainda segundo ela, o vídeo publicado estava descontextualizado.
“Uma pessoa má intencionada cortou uma dessas piadas, descontextualizando o que eu havia falado, dando a entender que não era piada e sim um discurso antissemita, causando um efeito contrário do proposto, reforçando tal estereótipo”, disse Lea ao G1, que citou ter uma “cicatriz on-line gerada por essa mentira.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow