14.5 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Devido ao aumento no número de ligações, Telecovid Campos amplia linhas telefônicas...

Devido ao aumento no número de ligações, Telecovid Campos amplia linhas telefônicas para tirar dúvidas sobre o coronavírus


Em operação desde junho deste ano, o serviço já recebeu mais de 12 mil ligações.
A central de atendimento, em operação desde o dia 14 de junho deste ano, funciona 12h por dia, das 7h às 19h
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
O Telecovid Campos, criado pela Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, conta agora com mais duas linhas telefônicas, totalizando cinco, para tirar dúvidas sobre o coronavírus. A central de atendimento, em operação desde o dia 14 de junho deste ano, funciona 12h por dia, das 7h às 19h, no Núcleo de Controle e Avaliação, em frente à sede da secretaria.
Por meio dos telefones, os atendentes, que são profissionais capacitados, buscam ajudar pacientes com possíveis sintomas da Covid-19, orientando sobre medidas de precaução e locais de atendimento.
Números do Telecovid:
(22) 98179-3377
(22) 98175-1355
(22) 98168-6852
(22) 98179-4848
(22) 98179-3666
Segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, devido ao aumento no número de ligações, houve a necessidade de disponibilizar mais duas linhas telefônicas. A central já recebeu mais de 12 mil ligações desde o lançamento.
A coordenadora do Telecovid, enfermeira Ivanir Ferreira Cabral, disse que, em média, a central recebe 230 ligações por dia. “Temos uma equipe multidisciplinar, formada por médico assistente, técnico e auxiliar de enfermagem, além de um enfermeiro que supervisiona os atendimentos”, afirmou. Ivanir pede às pessoas que fiquem atentas aos primeiros sinais dos sintomas.
”Muitos ligam e não sabem informar ao certo quando os sintomas começaram. A falta dessa informação acaba atrapalhando o agendamento do teste, porque ficamos sem saber se agendamos o antígeno (nasofaringe) ou o sorológico”. O antígeno deve ser feito preferencialmente entre o 4º e 7º dia dos sintomas, enquanto a sorologia entre o 8º e o 13º dia de sintomas.
Ivanir disse que o teste é agendado de um dia para o outro e não no mesmo dia em que a pessoa liga para a central. Além disso, segundo ela, o atendente que agenda o teste passa a acompanhar a pessoa, ligando inclusive depois para saber se testou positivo. “Se a resposta for afirmativa, esse paciente será monitorado pelo mesmo atendente durante os 14 dias de isolamento”.
A enfermeira esclareceu ainda que a central não faz agendamento para a vacinação contra a Covid. “Recebemos muitas ligações de pessoas falando que não tomaram a vacina na data da sua faixa etária e perguntando em qual posto elas podem ir”, disse.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow