16 C
Canoas
Home Rio de Janeiro INCA pede doações de sangue para refazer estoques em baixa

INCA pede doações de sangue para refazer estoques em baixa


coleta poderá ser realizada no sábado (4) e na segunda-feira (6), das 7h30 às 14h30. O banco de sangue do instituto fica na Praça Cruz Vermelha, n° 23, no Centro do Rio. INCA pede doações de sangue para refazer estoques em baixa
Divulgação
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) pede à população que doe sangue para refazer seus estoques, que estão em baixa. A coleta poderá ser realizada neste sábado (4) e na próxima segunda-feira (6).
Há preocupação por conta do feriado do próximo dia 7. Segundo a assessoria de imprensa do instituto, os tratamentos oncológicos não podem parar e muitos pacientes dependem da doação de sangue.
O instituto destaca que doar sangue é seguro. Pessoas que já tiveram Covid-19, com sintomas leves, podem fazer a doação: basta aguardar pelo menos 30 dias após cessarem todos os sintomas.
Já as que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 devem aguardar 14 dias após o último dia de contato.
Para quem se vacinou recentemente, também há tempo mínimo de espera. No caso da CoronaVac é preciso esperar 48 horas. Já para as vacinas da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o tempo mínimo é de sete dias.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar, temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto.
É necessário apresentar documento com foto, e menores de 18 anos só podem fazer a doação com o consentimento formal dos responsáveis.
O banco de sangue do instituto fica na Praça Cruz Vermelha, n° 23 / 2° andar, no Centro do Rio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
Para mais informações, estão disponíveis os telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow