14.5 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Lei em Nova Friburgo, RJ, permite que pacientes internados com Covid-19 façam...

Lei em Nova Friburgo, RJ, permite que pacientes internados com Covid-19 façam chamada de vídeo com familiares

Lei aprovada pela Câmara, foi sancionada pelo prefeito Johnny Maycon e publicada nesta quarta-feira (1º), em Diário Oficial do município. Uma lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, Johnny Maycon, permite que pacientes internados com Covid-19 façam chamada de vídeo com familiares. A lei nº 4.807 foi publicada nesta quarta-feira (1º), em Diário Oficial.
O objetivo da lei é humanizar o relacionamento de pacientes internados com a doença, possibilitando o contato periódico com a família, por meio virtual, para evitar a contaminação.
A permissão é válida para o Hospital Municipal Raul Sertã e para os hospitais particulares do município.
De acordo com o artigo 3º da lei, as chamadas de vídeo podem ser realizadas somente em comum acordo com a família e quando o paciente tiver condições de fala, visão ou audição.
Ainda de acordo com o documento, essas chamadas de vídeo podem ser utilizadas também como canal de comunicação para esclarecimentos sobre a evolução clínica e o processo de recuperação do paciente.
Outro item importante presente na lei é que a chamada de vídeo poderá ser realizada mesmo na ocorrência do paciente estar sedado ou que não haja a possibilidade de comunicação efetiva, caso seja este o desejo da família, inclusive para efeitos de despedida, no caso de morte iminente, segundo o documento.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, atualmente há um profissional de enfermagem designado para realizar o contato, por telefone, com familiares de pacientes internados com Covid-19 no hospital Raul Sertã, repassando informações sobre o quadro clínico.
Além disso, na ala CTI Covid-19 os pacientes que têm condições clínicas fazem, através do setor de psicologia da unidade, uma chamada de vídeo com os familiares. Essa, no entanto, não é uma regra para todos os pacientes, a chamada depende do estado clínico e de avaliação.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow