Na Avenida Presidente Vargas, o ponteiro do relógio, no topo da torre, parece passar devagar. Ele não acompanha o ritmo acelerado das pessoas e dos veículos que cortam todos os dias a região. E talvez nem se atentem mais aos detalhes do marcador das horas e à importância que têm, ele e o prédio que o abriga. O adereço é um dos destaques do Edifício da Central do Brasil, que recebe 620 mil passageiros dos ramais de trens que atendem ao Rio e à Região Metropolitana. O prédio, construção no estilo Art Déco, é considerado um dos edifícios icônicos da cidade. Você já ouviu falar nesse termo? A Reportagem Especial que estreia nesta quarta-feira (12), às 20h, explica que são chamadas de icônicas construções que, de alguma forma, contribuíram e contribuem para a memória e a história de uma cidade.
A equipe da Rio TV Câmara fará um passeio por toda a cidade e irá revelar os que mais se destacam, dos centenários edifícios que enchem de charme o Quadrilátero Cultural da Cinelândia às vanguardistas sedes do Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, e da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.
Toda a programação da emissora pode ser acompanhada ao vivo pelo Youtube (youtube.com/tvcamarario) ou pelo canal 10.3 da TV aberta. Confira outros destaques da semana:
O Meu Lugar: Lapa
“É ela a dama da noite, com muitos Janeiros no Rio. A plebe, a elite. Um convite a quem tá de role.“ Convite feito, nos versos de Serginho Meriti e Claudinho Guimarães e que foram cantados por Alcione, convite aceito pela equipe de produção de O Meu Lugar. No programa da próxima segunda-feira (10), que vai ao ar às 20h, a Rio TV Câmara irá visitar, passear, contar e ouvir histórias da Lapa. Conhecida pela boemia, as principais ruas do bairro guardam verdadeiras memórias da cidade.
Os grandes casarões se transformaram em espaços culturais e gastronômicos. Catedral Metropolitana do Rio, Beco das Carmelitas, Museu de Imagem e do Som (MIS), Escola de Música da UFRJ, Sala Cecília Meireles e a sede Bola Preta têm endereços na região. Olha quanta coisa tem na Lapa! E além dos versos iniciais, ela é a musa de muitas outras composições. Toninho Geraes, um dos artistas apaixonados pelo lugar e que busca nele muita inspiração é um dos convidados a nos ajudar a entender qual o charme atrativo do bairro.
Proibição do cigarro eletrônico é tema do Câmara Rio Debate
A importação, comercialização e o consumo do vape, pod, e-cigarette e outros dispositivos do tip, classificados no Brasil como cigarros eletrônicos, é proibida. A restrição não é tão nova: existe desde 2009. Mas o crescimento das vendas nos últimos anos levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a aprovar uma nova regulamentação, reforçando o controle. A nova nota da agência foi editada em abril. E aumenta o cerco à importação desses produtos, que fica proibida, inclusive para uso próprio ou na bagagem de mão do viajante.
É sobre os impactos de mais essa ofensiva que o Câmara Rio Debate da próxima terça-feira (11) reúne para um bate-papo com a apresentadora Simone Braga: Patrícia Barreto, especialista em pneumologia pediátrica e professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio; Maria José Domingues da Silva Giongo, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e outros fatores de risco, do Instituto Nacional de Câncer; e Leonardo Pessôa — professor de Medicina e coordenador do Programa de Apoio ao Tabagista da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Câmara Rio Entrevista recebe Bruno Black
Poeta, escritor infantil, produtor cultural, agente literário, educador social, ativista sociocultural e apresentador dos programas. A lista imensa ajuda a entender quem é o convidado do Câmara Rio Entrevista desta quinta-feira (13), às 20h: Bruno Black.
Considerado um dos artistas mais produtivos da última década na cena carioca e do Brasil, ele é morador da Comunidade do Fumacê, em Realengo, na Zona Oeste do município. Vive dos livros que escreve e da arte que produz. Já tem quase seis mil textos escritos. É autor de pelo menos 15 obras lançadas nas principais bienais literárias do país e em feiras internacionais e nacionais. Uma delas, Tarja Preta, fala sobre saúde mental e foi best seller. Bruno tem um lema: “se tens um dom, seja!”
Programa discute o comportamento financeiro da população negra no Brasil
Na próxima sexta-feira (14), às 20h, será reapresentado o Câmara Rio Debate Especial Notícia Preta que se debruça sobre a pesquisa “Hábitos e comportamento financeiro da população negra no Brasil”. Segundo a pesquisa, aproximadamente, 67% dos pretos e pardos entrevistados gastam mais do que recebem, revelando que não sabem lidar bem com o próprio dinheiro. A análise reforça que a educação financeira, um problema no Brasil, se torna um fator ainda mais crítico para a população negra.
E para tentar simplificar a economia e auxiliar essa parcela da população a lidar melhor com as finanças, possibilitando maior sucesso entre os que empreendem, o programa reuniu o vereador licenciado João Mendes de Jesus (Rep), economista por formação; a educadora financeira, Patrícia Marins – fundadora da Mulheres Pretas Finanças; e Vítor Del Rey – presidente do Instituto Gheto, que trabalha com empreendedorismo, além de gestão urbana, trabalho e tecnologia.