16.9 C
Canoas
Home Rio de Janeiro Operação Verão começa neste sábado em toda a orla do RJ

Operação Verão começa neste sábado em toda a orla do RJ


Ação foi antecipada por conta das cenas de tumulto e violência registradas no domingo (22) na saída da Praia de Copacabana, na Zona Sul Rio. Praia de Copacabana – um dos principais alvos da Operação Verão.
Eduardo Pierre/G1
A Operação Verão foi antecipada este ano e será realizada, a partir deste sábado (28), em toda a orla do estado do Rio de Janeiro. A antecipação ocorreu depois das cenas de tumulto e violência ocorridas no domingo (22) em Copacabana.
No trecho de maior movimento, entre a Praia do Leme, na Zona Sul, e a Praia do Pontal, na Zona Oeste, 508 policiais militares farão o policiamento a pé na areia, patrulhando a área em 147 carros e 39 motocicletas. O efetivo se juntará aos policiais dos programas Segurança Presente e Bairro Seguro, já implantados na região.
Planejada com a área de segurança e ordenamento urbano da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Operação Verão 2021 na área do Leme ao Pontal prevê o patrulhamento com cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC).
Volta para casa foi marcada por pessoas entrando em ônibus pela janela em Copacabana, na Zona Sul do Rio
Reprodução/ TV Globo
A expectativa é que esse reforço dê mais efetividade ao policiamento preventivo e ostensivo nas ruas internas dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Os policiais do Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) também estarão em áreas específicas.
Toda a área será monitorada por helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM), cujas imagens serão transmitidas em tempo real para o carro-comando da Corporação, que ficará baseado no Arpoador.
Também faz parte do planejamento o reforço no patrulhamento das vias expressas por policiais do Batalhão de Policiamento de Vias Expressas (BPVE) e nos corredores estruturais que dão acesso à orla, com emprego das unidades operacionais da área.
Ao longo dessas vias, os ônibus que trafegam em direção à orla serão monitorados e poderão ser interceptados caso sejam constatadas ações que coloquem em risco a segurança no transporte público.
Haverá, ainda, ações nos terminais de ônibus e nas estações do metrô.
As demais praias da capital, como Flamengo, Botafogo e Urca, também estarão com o policiamento reforçado, assim como as orlas de Niterói e das cidades litorâneas do interior do estado.
Vídeos mais vistos no Rio nos últimos 7 dias

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow