19.4 C
Canoas
Home Rio de Janeiro 'Pensei que fosse uma gaivota', diz pescador que resgatou gato que caiu...

'Pensei que fosse uma gaivota', diz pescador que resgatou gato que caiu da Ponte Rio-Niterói na Baía de Guanabara


Eles contam que animal estava agitado e assustado. Pescadores receberam homenagem no Palácio Guanabara. Gato cai da Ponte Rio-Niterói e salvo por homens de caiaque
Reprodução/ TV Globo
Os pescadores que resgataram um gato que caiu da Ponte Rio-Niterói no último domingo (15) contam que o resgate do animal foi difícil, pois ele estava cansado e, ao mesmo tempo agitado. Os dois homens fazem parte de um grupo que pesca junto em vários pontos da Baía de Guanabara e contam que nunca passaram por situação semelhante.
“Saímos do Fundão para ir pescar, fomos em sentido a Ponte Rio-Niterói. Estávamos pescando até que falei para o amigo Alexandre que eu ouvi uma coisa caindo. Achei que era uma gaivota, que tinha mergulhado atrás de um peixe. Ouvi o barulho caindo na água. Quando olhei, vi o gato desorientado. Remei até ele para tirar da água. Ele estava bem cansado pois já tinha nadado um pouco. Se a gente não tivesse chegado até ele, teria a se afogado”, contou Vagner Rodrigues Pinheiro, que também é marinheiro particular, além de pescador.
O companheiro de pescaria de Vagner era Alexandre Duarte, que além de pescar é professor.
“Ele estava mais próximo do impacto do gato e ele estava com uma certa dificuldade em mantê-lo dentro do caiaque. Eu me aproximei e consegui transportar o gato do caiaque dele para o meu e levando o caiaque até a ilha”, disse Alexandre.
Alexandre e Vagner resgataram gato da Baía de Guanabara após animal cair da Ponte Rio-Niterói
Divulgação/ Governo do Rio de Janeiro
Eles contam que o animal ficou assustado e agitado, o que dificultou o resgate.
“Ele estava muito agitado. Eu estava muito preocupado com ele. No retorno, que eu levo meia hora, com o gato eu levei três horas. Em um momento, o gato ainda caiu. E eu, com um problema físico, um acidente sofrido, não mexendo um braço, consegui resgatar o gato pela segunda vez”, contou Alexandre.
VÍDEO: veja o momento em que um gato corre e cai da pista da Ponte Rio-Niterói
Preso no motor
Na terça-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou imagens das câmeras de segurança da Ponte Rio-Niterói mostrando o caminho que o gato fez antes de cair da estrutura.
De acordo com as imagens, a PRF acredita que o animal estava preso no motor de um veículo e caiu quando o carro estava na Ponte Rio-Niterói. As imagens mostram o animal indo para o canteiro central e depois atravessando as pistas até cair da ponte.
Alguns carros chegam a desviar do animal quando ele circula entre as pistas.
Pela forma como caiu, inicialmente, os pescadores chegaram a pensar que o gato havia sido jogado.
Gato cai da Ponte Rio-Niterói e salvo por caiaqueiros
Reprodução/ TV Globo
Repercussão
Vagner e Alexandre se surpreenderam com a repercussão do caso. Os dois receberam uma homenagem pelo resgate no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, na última terça-feira (17).
O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz, contou que é preciso reconhecer o esforço dos pescadores no resgate, assim como o trabalho dos protetores de animais. Ele alertou que, no inverno, é preciso checar se nenhum animal abandonado tentou se esconder nos veículos em busca de abrigo.
“Isso é muito usual, a gente está em um período de frio no Estado do Rio de Janeiro. É muito comum que os gatos procurem lugares quentes. E nada mais quente que um motor ou uma parte interna de um carro. A dica que a gente vem divulgando é que é preciso verificar o veículo antes de dar a partida”, alertou o secretário.
Dono de dois cachorros, Vagner acredita que a história deixou uma lição para ele e para todos que acompanharam a saga do gatinho que caiu da Ponte Rio-Niterói: que os animais merecem respeito.
“A gente não sabia se ele tinha sido jogado ou se tinha caído. Depois do vídeo vimos que ele tinha caído sozinho. Temos que cuidar dos bichos e resguardá-los para que não aconteça mais isso”, disse Vagner.
Procura-se o gato
A Secretaria de Agricultura busca o protagonista desta história, o gato que caiu da ponte. Após o resgate, os pescadores voltaram para a Ilha do Fundão. Lá, uma mulher se prontificou a ficar com o animal e o levou. Os pescadores também procuram o paradeiro do animal.
Um grupo de pescadores deve ir até o local para onde o gato foi levado para tentar encontrá-lo.

- Advertisement -

Conecte

0FansLike
7FollowersFollow