A Comissão de Ciências Políticas e Economia da OABRJ realizou, na tarde desta terça-feira, dia 11, o evento “A influência da imigração italiana no Rio de Janeiro e seus efeitos econômicos”.
O encontro não apenas abordou o legado econômico deixado pela imigração italiana no estado, mas também investigou, por meio de dados e pesquisas, o impacto desse movimento nas transformações sociais e culturais do Brasil.
Com aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos, equivalente a 15% da população, o Brasil possui a maior comunidade italiana fora da Itália.
“Nosso objetivo aqui é trazer uma abrangência maior. Falar da colônia italiana é quase impossível sem enaltecê-la de maneira internacional. Então, essa palestra vai trabalhar a influência da cultura italiana ao redor do mundo e, principalmente, no Brasil, que tem a maior comunidade italiana fora do seu território”, afirmou o palestrante do evento, o CEO do projeto “Itália nossa” e membro colaborador da comissão organizadora do encontro, Carlos Masello.
Além de Masello, a iniciativa contou com a participação do presidente da Economia da OABRJ, Caio Mirabelli; do coordenador dos projetos “Ritorno Alle Radici” e “Italianos no mundo – América do Sul”, Andrea Dorini; do coordenador de Observações Técnicas da Base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Maia Perlingeiro; da artista plástica e professora de artes, Thereza Toscano; do presidente do Comitê Olimpico Nacional Italiano, Alfredo Apicella, e do médico e escritor, Paulo César Fructuoso.
Não podemos discutir a colônia italiana sem reconhecer sua influência internacional. Esta palestra irá explorar como a cultura italiana se disseminou pelo mundo e, especialmente, seu impacto no Brasil”, destacou Carlos Masello, CEO do projeto “Itália nossa” e membro colaborador da comissão organizadora do evento.
Além de Masello, o evento contou com a participação de Caio Mirabelli, presidente da Comissão de Ciências Políticas e Economia da OABRJ; Andrea Dorini, coordenador dos projetos “Ritorno Alle Radici” e “Italianos no mundo – América do Sul”; Ricardo Maia Perlingeiro, coordenador de Observações Técnicas da Base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Thereza Toscano, artista plástica e professora de artes; Alfredo Apicella, presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano; e Paulo César Fructuoso, médico e escritor.